Sociedade | 17-08-2024 18:00

Praia fluvial de Constância é mais uma atracção da Vila Poema

Praia fluvial de Constância é mais uma atracção da Vila Poema
Praia Fluvial de Constância é um dos motivos de orgulho do concelho. fotoDR

A Câmara de Constância transformou a margem do rio Zêzere junto à foz numa zona balnear que tem sido muito procurada. O presidente do município releva a importância do investimento e diz que o objectivo é tornar o espaço cada vez mais atractivo.

A praia fluvial de Constância é uma realidade desde 2022 e tem sido uma aposta ganha por parte do município liderado por Sérgio Oliveira (PS). “A praia fluvial constitui um investimento estruturante e dinamizador do concelho. A visibilidade e a projecção que deu ao nosso território, trouxe consigo outros investimentos nomeadamente privados, como alojamento local, comércio, serviços e também novos habitantes”, diz o autarca a O MIRANTE, referindo que o aproveitamento da frente ribeirinha do rio Zêzere para actividades balneares era uma aspiração das populações com décadas. “Teve o efeito de levantar a auto-estima dos nossos munícipes e de fazer acreditar que um concelho pequeno, com fracos recursos financeiros, consegue implementar projectos grandes e diferenciadores. A praia foi, é e continuará a ser um motivo de orgulho para o nosso concelho”, acrescenta.
O investimento insere-se numa estratégia pensada para valorizar o centro histórico da vila e acompanhar o esforço dos privados na requalificação do edificado. A maioria dos investimentos na praia foram efectuados na época balnear anterior, como a rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, o chuveiro de apoio e o arranjo paisagístico do talude. O município investe cerca de 35 mil euros anuais em intervenções correntes como colocação de areia, pequenas reparações e animação, a que se somam 15 mil euros para os nadadores salvadores. “Em termos de comparação, o investimento que o município faz anualmente na praia é inferior ao custo que tem anualmente com a facturação de gás na piscina municipal”, sublinha Sérgio Oliveira, considerando que a praia “foi um dos investimentos mais importantes dos últimos 20 anos para o concelho”.
Ao longo do Verão, a biblioteca municipal dinamiza na praia fluvial um conjunto de iniciativas, como a apresentação de livros, actividades desportivas e de recreio, e disponibiliza ainda livros e jornais para leitura. Este ano a programação de animação conta ainda quatro sunset party, bem como com o espectáculo “Fado à Bord’ água no Borda Rio” idealizado pela artista local Tina Jofre.

Qualidade da água garantida
Quando a praia foi criada, em 2022, houve alguma polémica e dúvidas acerca da qualidade da água no rio Zêzere, tendo surgido algumas análises com os valores alterados. Provavelmente por ter sido um ano seco e com grandes restrições na libertação de água por parte das barragens. “Daí para cá nunca mais se fez sentir esse problema. E nada desta alteração na qualidade da água teve a ver com o rompimento do emissário das águas residuais no rio Tejo”, diz o autarca. O emissário de esgotos da vila para a ETAR da fábrica do Caima foi entretanto substituído, pelo que esse problema ficou sanado.
Sérgio Oliveira afirma que a adesão à praia tem sido muito acima das expectativas, com muita gente do concelho, mas também de fora. “Hoje existem famílias que tiram uma semana de férias, e vêm passa-la a Constância. E não é um fenómeno de fim-de-semana, mesmo durante a semana a praia tem muita gente”, garante. O autarca tem frequentado o espaço, mas não como banhista. “Quero ver se ainda tenho tempo para dar um bom mergulho nas águas cristalinas do nosso Zêzere”, diz.

Outros investimentos marcantes

O presidente de Câmara de Constância assegura que, enquanto estiver no cargo, este projecto será sempre para melhorar. Para além da praia fluvial, Sérgio Oliveira faz questão de realçar também os investimentos públicos que foram efectuados na zona baixa da vila nos últimos anos, bem como os que estão a decorrer ou em fase de projecto. Entre as obras executadas estão a requalificação do Largo Cabral Moncada, da zona ribeirinha do Zêzere ao Tejo e da Avenida das Forças Armadas e do Largo Heitor da Silveira. Em curso está a construção da Loja do Cidadão e em fase de projecto de execução e com financiamento europeu assegurado encontram-se a requalificação do largo da Rua Grande e a transformação das ruínas dos edifícios da Rua Grande em habitação a custos acessíveis.
Sérgio Oliveira deixa ainda o apelo para que visitem o concelho, apontando outros pontos de interesse como o Parque Ambiental de Santa Margarida e o Borboletário Tropical, a Igreja Matriz de Constância, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, o centro histórico da vila e o Centro de Ciência Viva. E lembra a quem quer investir que pode aproveitar a deslocação e visitar a Zona Industrial de Montalvo, escolhendo o concelho para criar riqueza e postos de trabalho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo