Sociedade | 21-08-2024 18:00

Futuro tribunal de Vila Franca de Xira finalmente tem um projecto

Futuro tribunal de Vila Franca de Xira finalmente tem um projecto
Município partilhou fotos do momento da entrega simbólica ao governo do projecto para o novo tribunal

Construção do novo tribunal de Vila Franca de Xira continua a ser uma travessia do deserto e não há obra à vista. Município entregou formalmente o projecto à ministra da Justiça, mas o terreno ainda não está na posse do ministério nem se sabe quando avança o concurso público para a construção.

450 mil euros, seis anos e três ministras da Justiça depois, o projecto para o novo tribunal de Vila Franca de Xira está pronto e foi simbolicamente entregue na passada semana pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira (PS), à nova ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice. O projecto estava preso por pareces externos finais. A autarquia, recorde-se, ficou responsável por encomendar a realização do projecto quando, há seis anos, rubricou com pompa e circunstância um protocolo de cooperação com o Ministério da Justiça para construir o novo tribunal da cidade. Um investimento falado há muitos anos e que visa substituir o actual tribunal, que não tem o mínimo de condições para quem nele trabalha e é atendido, incluindo um balcão que funciona num vão de escada e trabalhadores e juízes a trabalhar em contentores.
O novo tribunal representa um investimento de 13 milhões de euros e o concurso para a obra só será lançado depois de o município transferir para o Ministério da Justiça o terreno necessário para construir o edifício, o que só acontecerá depois das férias de Verão, em Setembro. Fernando Paulo Ferreira diz ter combinado com a ministra a sua deslocação a Vila Franca de Xira, em Setembro, para a entrega formal do terreno ao ministério, na modalidade de direito de superfície, para que depois seja lançado o concurso da obra, para o qual não há ainda data.
Ouvidos por O MIRANTE, alguns funcionários judiciais e magistrados do tribunal de VFX dizem esperar para ver se é mesmo desta que a obra avança, depois de anos de promessas. Fernando Paulo Ferreira diz que o Orçamento de Estado deste ano tem verba para o novo tribunal e por isso avisa esperar que o lançamento do concurso ocorra “tão breve quanto possível”.
A secretária de Estado Maria José Barros considerou o momento da entrega do projecto o “início do fim” de uma longa espera para a Comarca de VFX e todos os que nela trabalham e precisam de um tribunal com o mínimo de condições de trabalho. “Não podemos tolerar que Vila Franca de Xira tenha um tribunal degradado, sobrelotado, com juízos a funcionar em contentores. Por isso, é muito gratificante poder anunciar que a longa espera terminou”, acrescentou a secretária de Estado da Justiça.

Novo edifício com capacidade para 650 pessoas

O novo tribunal de Vila Franca de Xira vai ser construído no antigo complexo militar da Armada que foi comprado pelo município, a sul da cidade de Vila Franca de Xira, numa área de intervenção a rondar os 7.500 metros quadrados e com um investimento que rondará os 13 milhões de euros. O novo edifício terá capacidade para 650 pessoas, entre 100 magistrados e funcionários e público em geral, receberá os juízos de Trabalho, Comércio e Criminal e terá 10 salas de audiência. Vai centralizar no mesmo local juízos que hoje estão dispersos por vários locais, incluindo o Comércio, que funciona no vizinho concelho de Loures.
A Câmara de Vila Franca de Xira, além do projecto e das várias demolições que já realizou no terreno para permitir a instalação do tribunal, ainda planeia gastar mais 1,2 milhões de euros em arranjos exteriores e construção das futuras acessibilidades ao edifício.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo