Nova Unidade de Saúde Familiar de Abrantes vai nascer em antiga escola de Alferrarede
Câmara de Abrantes pretende investir 2,2 milhões de euros na criação de uma nova unidade de saúde para servir 11 mil utentes. Concurso público para a empreitada já foi lançado.
A Câmara de Abrantes lançou no dia 6 de Agosto o concurso público para a criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF), com capacidade para 11 mil utentes, com um valor base de 2,2 milhões de euros, anunciou o município. “Lançámos formalmente o procedimento da empreitada [para a USF Norte de Abrantes]. Desejamos que o processo concursal decorra rapidamente, é um investimento muito significativo que tem o apoio do PRR [Plano de Recuperação e Resilência] de 1,5 milhões de euros, mas depois há uma parte substancial de financiamento do próprio município”, disse aos jornalistas o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.
O concurso público apresenta um prazo de 30 dias para recepção de candidaturas, um investimento na ordem dos dois milhões e 259 mil euros e um prazo de execução de 540 dias. O projecto de “requalificação da escola primária de Alferrarede para instalação da Unidade de Saúde Familiar Norte de Abrantes”, define uma área de abrangência de 210 quilómetros quadrados e um total de cerca de 11.100 utentes, respeitantes às freguesias do norte do concelho, ficando “todo o território coberto” por USF.
“Nós temos duas USF a funcionar […], mas temos de efectivar este modelo organizacional também no norte do concelho, a partir de Alferrarede, juntando aqui os pólos de Carvalhal, Mouriscas e Rio de Moinhos”, declarou o autarca, salientando que a reorganização dos serviços de saúde no concelho é “muito importante” para minimizar o problema da falta de médicos de família.
A futura USF terá como zona de abrangência as freguesias de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes, Martinchel, Mouriscas e Rio de Moinhos, locais onde, actualmente, “a grande maioria destes utentes encontra-se sem médico de família” atribuído. Para o autarca socialista, este modelo organizativo de gestão das Unidades de Saúde Familiar, que “amplia a capacidade de captação de profissionais de saúde”, é “a única forma de responder a este problema”.
Requalificação do actual centro de saúde em Alferrarede também na agenda
No âmbito do projecto aprovado, a antiga Escola Primária das Hortas, em Alferrarede, será ampliada, ocupando o terreno do antigo recreio, e será dotada, numa área global de 2.052 metros quadrados, de quatro áreas funcionais compostas por entrada/recepção, apoio administrativo, prestação de cuidados de saúde e apoio geral. Com esta USF, indica o município, pretende-se atribuir médico de família aos 11.100 utentes inscritos nas freguesias abrangidas, oito mil dos quais na União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, 1.400 no pólo de Mouriscas, 1.100 no pólo de Rio de Moinhos e 600 utentes no pólo de Carvalhal.
A Câmara de Abrantes refere que a construção desta USF “não invalida a continuação da actividade dos pólos de saúde em funcionamento no norte do concelho, tal como acontece com as duas USF já existentes”. O município anunciou também o apoio comunitário de 300 mil euros para obras de requalificação e adaptação do actual centro de saúde em Alferrarede, que “funcionará com o objectivo de acolher todos os serviços da unidade de recursos assistenciais partilhados”.