Câmara de Alenquer assina dia 6 de Setembro contrato de compra de terreno para construir estrada alternativa na Passinha
Terreno na Quinta da Telhada, na Passinha, vai ser comprado pela Câmara de Alenquer para construir em 2025 uma estrada alternativa que visa acabar com a passagem de pesados na Passinha e Casais Novos.
O Município de Alenquer vai assinar no dia 6 de Setembro o contrato-promessa de compra e venda do terreno na Quinta da Telhada, na Passinha, para construir em 2025 uma via rodoviária de acesso à empresa de logística Santos e Vale.
Esta nova estrada é a solução para acabar com a passagem de camiões na Passinha e Casais Novos, uma situação que tem motivado protestos da população por causa do ruído e insegurança.
O terreno em causa vai passar para a posse da câmara pelo valor de aquisição de 290.059,044 euros. O vice-presidente do município,
Tiago Pedro antecipou três fases de construção diferentes, sendo que a primeira dirá respeito à via de cintura industrial, que ligará a Estrada da Quinta dos Cónegos, (na intersecção com a Rua A. Cavaco) à Rua do Sol Nascente. "Tivemos um congelamento do Plano Director Municipal (PDM) que foi muito longo e estamos, agora, a criar condições de restrição à circulação de pesados em zonas de convivência entre espaço residencial e a sua confluência para espaço industrial. A ideia é separar as vias existentes, fazendo uma segregação entre o que são vias em espaço residencial e vias que sirvam a actividade económica. Há zonas em que isso tem de continuar a acontecer, mas o volume de tráfego será significativamente inferior", explicou o vereador com o pelouro do trânsito e mobilidade.