Sociedade | 25-08-2024 12:00

Santarém assinalou Dia do Animal Abandonado com entrega de leitores de microchips

Santarém assinalou Dia do Animal Abandonado com entrega de leitores de microchips

Município de Santarém quer trabalhar mais com as autoridades para identificar melhor os animais errantes no concelho.

A Câmara de Santarém entregou a 19 de Agosto quatro leitores de microchips para animais de companhia às equipas de Protecção Civil Municipal, à Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santarém e à Polícia de Segurança Pública (PSP) de Santarém. Ricardo Gonçalves, presidente do município, e Nuno Russo, vereador com os pelouros do Canil e Gatil Municipal e da Sanidade e Higiene Pública e Veterinária, procederam à entrega dos equipamentos no Dia Internacional do Animal Abandonado.
Nuno Russo lembrou que “este dia existe para alertar para o abandono de animais de companhia. De acordo com o primeiro Censo Nacional dos Animais Errantes, do ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, estima-se que existam, em Portugal continental, mais de 930 mil animais errantes, entre eles 830 541 gatos e 101 015 cães”. O vereador explicou que “para combater este flagelo do abandono animal é fundamental estabelecer a melhor articulação possível entre as autoridades competentes, quer sejam municipais e/ou policiais”.
Assim, e com vista à melhoria da colaboração entre entidades, o município de Santarém procedeu à aquisição e entrega de leitores de microchips em animais de companhia, para que, em caso de serem encontrados pelos Sapadores Municipais, PSP ou GNR, possam verificar se o animal está identificado com o número de microchip, confirmar a identificação do animal e contactar o titular do animal para que este o possa recolher, sublinhou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo