Sociedade | 25-08-2024 21:00

Tradição e devoção nas festas em honra de Nossa Senhora do Castelo em Coruche

Tradição e devoção nas festas em honra de Nossa Senhora do Castelo em Coruche
Rancho Folclórico da Freguesia do Biscainho

Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche, salienta a “devoção e alma coruchense” sentidas nas festas que reuniram famílias locais, a diáspora e milhares de visitantes.

A vila de Coruche celebrou as festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo entre os dias 14 e 18 de Agosto. Aquelas que são as mais aguardadas festividades de Verão dos coruchenses permitiram, durante cinco dias, desfrutar da gastronomia e das tradições das gentes desta localidade ribatejana. A procissão em devoção à Nossa Senhora do Castelo, o cortejo histórico e etnográfico e, ainda, um dos espectáculos de fogo-de-artifício foram alguns dos momentos emblemáticos da festa.
Também os concertos e as tradicionais largadas de toiros no centro histórico contribuíram para a animação nas ruas, reflectindo o forte vínculo da comunidade à cultura taurina. Segundo o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, este “é um evento carismático” que ano após ano “junta as pessoas e envolve as famílias em torno de Nossa Senhora do Castelo”.
Este ano, de acordo com o autarca, as festas voltaram a ser “vividas e sentidas com devoção e alma coruchense”, tendo o edil salientado a qualidade das iniciativas culturais. “Tivemos a oportunidade de experienciarmos em Coruche iniciativas culturais e eventos que, de outra forma, não seriam possíveis de serem vivenciados porque representam encargos financeiros se os quisermos ver noutro local qualquer”, vincou. Francisco Oliveira agradeceu todo o empenho dos trabalhadores municipais, representantes das entidades, associações, voluntários e empresas que fizeram parte integrante das festas.

Francisco Oliveira, Rafael Silva e Joaquim Borda d'Água

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo