Sociedade | 28-08-2024 15:00

Lar em Torres Novas encerrado devido a maus-tratos e insalubridade

Um lar com uma dezena de idosos foi encerrado a 14 de Agosto pela GNR depois de uma investigação de maus-tratos a idosos. Utentes foram encaminhados para outras instituições.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) encerrou um lar que acolhia uma dezena de idosos no concelho de Torres Novas por diversas infracções relativas à salubridade, segurança e recursos humanos. Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Santarém refere que através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificais (NIAVE) foi encerrada no dia 14 de agosto uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), no concelho de Torres Novas.
A operação decorreu no âmbito de uma investigação de maus-tratos a idosos e após uma inspecção à ERPI numa acção conjunta com a Segurança Social e Autoridade Saúde Pública da Lezíria Tejo. “Na sequência da acção, os militares do NIAVE identificaram três funcionários e dez idosos, com idades compreendidas entre 70 e 88 anos, realizando diligências e recolha de prova no âmbito da investigação”, descreve a GNR.
Durante a inspecção, a Unidade de Fiscalização de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) da Segurança Social, elaborou um auto de notícia por contra-ordenação, com diversas infracções relativamente a questões de salubridade, segurança e recursos humanos. “Face às condições constatadas na ERPI, a estrutura foi encerrada, sendo os 10 idosos, realojados em outras estruturas residenciais e habitações de familiares”, assinala a GNR. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Torres Novas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo