Largadas de toiros em Coruche provocam várias vítimas e uma delas tem 10 anos
As largadas de toiros nas festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, deram muito trabalho aos bombeiros, que assistiram perto de três dezenas de pessoas. Uma delas foi uma menina de 10 anos que, dois dias depois de ser colhida, já estava novamente numa largada de toiros.
Uma criança de 10 anos e uma jovem de 20 anos foram colhidas numa largada de toiros no dia 16 de Agosto nas festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche. Ambas foram atingidas pelo toiro que percorria, à corda, uma das ruas da vila. As jovens sofreram hematomas e traumatismos, sendo assistidas no local e transportadas ao hospital.
Questionado por O MIRANTE, Joaquim Borda d’Água, presidente da Comissão de Festas de Coruche, reconhece que “são coisas que não devem acontecer, mas que sucedem nestes eventos”. “Elas vinham a fugir, mas o toiro teve mais pata. Pensaram que não iria para aquela rua e, todos sabemos, que à mínima distracção estas coisas acontecem. É preciso olho vivo. Independentemente de ser uma tourada à corda, isto é Ribatejo, são pessoas que estão habituadas a estas andanças”, defende.
As vítimas, segundo o responsável, sofreram escoriações e mazelas, no entanto, no caso da menor de 10 anos, que reside no concelho de Coruche, “já estava na tourada à corda no dia 18, dois dias depois da colhida, possivelmente com um bocadinho de mais atenção”, vincou. Sobre a jovem de 20 anos não obteve nenhuma actualização do estado de saúde, justificando que a adolescente “não sendo daqui é mais difícil saber”.
As touradas à corda contaram com a participação dos Pastores e Capinhas da Ilha Terceira, dos Açores. As iniciativas tiveram lugar na Rua dos Bombeiros Municipais e na Rua do Couço. O presidente da Comissão de Festas de Coruche, Joaquim Borda d’Água, antecipa já o próximo ano. “Logo que termina já estamos a trabalhar em algumas situações para o próximo ano. Tentar melhorar alguma coisa que possamos ter identificado”, referiu.
Bombeiros Municipais assistiram 27 pessoas
Os Bombeiros Municipais de Coruche identificaram 35 vítimas durante os cinco dias das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche. Entre os dias 14 e 18 de Agosto, segundo revelou a O MIRANTE o comandante da corporação, Nuno Coroado, foram identificadas 35 vítimas, das quais 27 foram assistidas no local. Foram registados seis feridos leves e dois feridos graves. A criança de 10 anos, com ferimentos considerados leves, foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, por causa do fecho da urgência em Santarém. Os dois feridos graves, uma mulher de 60 anos (dia 16) e um homem de 50 anos (dia 18), foram transportados para o Hospital de Santa Maria e para o Hospital de Santarém, respectivamente. “Uma das vítimas sofreu um trauma abdominal e outro um trauma no membro inferior com um músculo exposto”, afirma o comandante.
Plataforma e partido exige que se apurem responsabilidades
A plataforma Basta de Touradas exige que o Governo e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) apurem responsabilidades sobre o sucedido nas Festas de Coruche. Em comunicado, a organização indica que “o evento foi promovido pela autarquia e na página das festas na internet não é feita nenhuma advertência para o perigo destes eventos tauromáquicos nem foi estabelecido nenhum limite de idade para participar nos diversos eventos tauromáquicos promovidos pela câmara municipal”. A Basta de Touradas entende que é também necessário identificar e responsabilizar os pais da criança de 10 anos que se encontrava no recinto da largada.
O PAN afirma que vai pedir a audição parlamentar da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para debater o caso. Em comunicado, a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, lamenta que tenha sido “colocada em causa a vida de uma criança e de uma jovem” e sublinha a importância de ouvir no parlamento Maria do Rosário Palma Ramalho após um acidente no concelho de Coruche que considera ter sido “gravíssimo”. “O PAN quer ouvir a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e questionou o Governo para saber se irá apurar responsabilidades do incidente e se vai estabelecer limites de idade para assistir e participar nas largadas de touros”, refere a porta-voz do PAN.
Largadas de toiros em Samora com dois feridos
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe, em Samora Correia, decorreu de 15 a 19 de Agosto. Nas largadas de toiros de 17 de Agosto duas pessoas ficaram feridas. Segundo apurou O MIRANTE um dos indivíduos colhidos pelo toiro, que sofreu ferimentos numa nádega e fracturou as costelas, foi submetido a uma intervenção cirúrgica e está livre de perigo. Uma segunda pessoa, atingida numa tronqueira, foi transportada em estado grave para uma unidade hospitalar de Lisboa com uma perfuração na zona genital.