Projecto piloto de futebol chega às escolas da Póvoa de Santa Iria
Município e Federação Portuguesa de Futebol vão lançar o projecto “A hora dos SuperQuinas” na Póvoa de Santa Iria para promover estilos de vida saudável e a importância de praticar desporto.
O município de Vila Franca de Xira vai implementar o projecto “A Hora dos SuperQuinas” da Federação Portuguesa de Futebol em várias escolas da Póvoa de Santa Iria, em formato piloto, visando tentar promover a prática de hábitos saudáveis de vida e a importância de praticar desporto.
Para isso, vai firmar um protocolo com o Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria e o ATL da Bolonha. O projecto incidirá em todas as escolas do primeiro ciclo e serão disponibilizados 2 kit’s de material desportivo a cada um dos estabelecimentos de ensino. O programa da federação está inserido no plano estratégico para o futebol 2030 e visa também promover a prática desportiva e o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis entre as crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Criado em 2022 por uma equipa multidisciplinar liderada pelo professor Carlos Neto, e com a colaboração de vários especialistas nas áreas do desporto e educação, o projecto foi testado inicialmente em 44 escolas do país em Janeiro de 2023 e foi considerado um sucesso, tendo resultado num aumento de 48% na competência motora das crianças envolvidas, tendo levado à sua expansão para 580 escolas em 290 municípios por todo o país.
Apesar de ser uma iniciativa da FPF, o projeto não se restringe à prática do futebol. O material desportivo disponibilizado — arcos, cordas, bolas de ténis, cones e coletes — é diversificado, com o objectivo de tornar a actividade física divertida e inclusiva para todas as crianças independentemente da modalidade. A FPF assegura a formação especializada para os técnicos responsáveis pelas actividades de enriquecimento curricular em que a actividade irá decorrer, disponibilizando um manual digital e designa representantes que acompanham o desenvolvimento do projecto nas escolas. O município vai agora assinar o protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol e a minuta do documento foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara.