Rua Monte da Saúde em Benavente vai ter lombas para reduzir a velocidade dos carros
Moradora foi à reunião de câmara de Benavente manifestar descontentamento perante o desrespeito dos condutores que praticam velocidades excessivas na Rua Monte da Saúde. Autarquia já tinha artéria sinalizada para intervir em breve.
Maria da Conceição Almeida, residente nas Areias, Benavente, denunciou em reunião de câmara o excesso de velocidade na Rua Monte da Saúde, junto à Rua António Aleixo. A moradora relatou que os veículos passam a uma velocidade tão elevada que chegam mesmo a “fazer saltos” ao atravessar a lomba em frente ao Centro de Recuperação Infantil de Benavente (CRIB).
“Aquela estrada que vai para a foz não é uma estrada municipal, é uma estrada de rali”, afirma Maria Almeida. “É ver quem passa mais depressa. São carros e motas que não têm consideração pelas pessoas, especialmente os idosos, os doentes e os moradores. Não podem vir à rua ou abrir uma janela por causa da velocidade a que os carros passam”, lamenta.
A munícipe menciona também as dificuldades dos residentes com mobilidade reduzida, especialmente os que usam andarilhos, devido ao estado dos passeios, que “parecem lombas”. “É só buracos e eu já lá parti a rótula do joelho porque tropecei num buraco e caí. Isto pode acontecer a qualquer pessoa”, adverte.
Outro problema recentemente identificado pela residente é o cheiro desagradável das sarjetas. “Tenho uma sarjeta debaixo da janela do meu quarto e não posso abrir a janela com o cheiro que vem de lá”, queixa-se Maria Almeida, depois de apelar à colocação de lombas e melhoria das condições de segurança naquela artéria.
Em resposta à queixa da moradora, a vice-presidente da Câmara de Benavente, Catarina Vale, reconhece as preocupações e garante que as sarjetas estão sinalizadas pela junta de freguesia para intervenção. “Quanto à marcação de estacionamento e o eventual aumento de lombas é um processo a seguir pelo sector de trânsito. Faremos essa avaliação, naturalmente, porque é uma preocupação para todos nós”, assegura.
O vereador Hélio Justino sublinha que a situação da Rua Monte da Saúde já foi detectada pela autarquia pela necessidade de intervir face às velocidades que são praticadas. “Não é a única no nosso município, infelizmente são cada vez mais os processos para a colocação de lombas como medida redutora das velocidades dos automóveis. Creio que nos próximos meses teremos um concurso para a execução de um conjunto significativo de passadeiras elevadas no nosso município. Espero que esta situação possa também ser integrada nesse concurso”, concluiu.