Sociedade | 22-09-2024 07:00

Inauguração do novo Adro das Oliveiras em Freixianda marcada por homenagem ao padre Benevuto

Inauguração do novo Adro das Oliveiras em Freixianda marcada por homenagem ao padre Benevuto
Busto do padre Benevenuto inaugurado em 23 de Agosto

As obras de requalificação incluíram também a substituição do pavimento por calçada portuguesa, a criação de novos acessos, parque de estacionamento e a melhoria das infraestruturas.

A comunidade de Freixianda reuniu-se para a inauguração do requalificado Adro das Oliveiras, agora um espaço de homenagem ao padre Benevenuto Vieira de Oliveira Dias, antigo pároco da vila durante 58 anos, que faleceu em 2021. A cerimónia contou com a presença de várias personalidades, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, de vereadores do executivo municipal e do presidente da Junta da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Paulo Nunes.
As obras de requalificação, realizadas pela Fábrica da Igreja Paroquial de Freixianda, com o apoio financeiro de aproximadamente 27 mil€ por parte da câmara, incluíram a substituição do pavimento por calçada portuguesa, a criação de novos acessos, parque de estacionamento e a melhoria das infraestruturas.
Um dos momentos mais simbólicos da cerimónia foi a inauguração do busto do padre Benevenuto, oferecido pela Junta de Freguesia e estrategicamente orientado para a igreja de Freixianda e para o Centro Social Paroquial, instituição que o próprio padre fundou. “Este busto é uma justa homenagem a uma figura que marcou profudamente a nossa comunidade”, afirmou Luís Miguel Albuquerque, sublinhando que o padre Benevenuto foi um defensor incansável da zona norte do concelho, cujas acções contribuíram significativamente para o desenvolvimento e melhoria da freguesia de Freixianda. O Padre Benevenuto, natural de Alburitel e pároco em Freixianda entre 1954 e 2012, dedicou a sua vida à comunidade, revelando-se incansável na liturgia, catequese, acção social e formação apostólica. Fundou também o jornal “Voz da Freixianda”, que manteve a ligação entre a paróquia e as famílias, emigrantes e missionários.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1684
    02-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1684
    02-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo