Movimento de cidadãos quer melhorar vida no Sobralinho
Um grupo de moradores do Sobralinho juntou-se num movimento informal, denominado “Sobralinho - Construir o Futuro”.
Um grupo de moradores do Sobralinho juntou-se num movimento informal, denominado “Sobralinho - Construir o Futuro” e espera assim conseguir reivindicar melhorias na intervenção da câmara municipal e da junta de freguesia nessa vila do concelho de Vila Franca de Xira. Além da requalificação de várias ruas do Sobralinho que, no entender dos moradores, estão esquecidas e a precisar de atenção, os cidadãos pedem também a criação de um parque infantil e a retirada de pilaretes colocados recentemente pela câmara no Largo Armindo de Sttau Monteiro para impedir o estacionamento abusivo de automóveis nos passeios.
O grupo de cidadãos exige também uma solução para o complicado cruzamento da Betecna, que foi notícia na última edição de O MIRANTE. No que diz respeito aos pilaretes no Largo Armindo Sttau Monteiro, o movimento de cidadãos, encabeçado por Armando Corte Real, já entregou na câmara um abaixo-assinado com as assinaturas dos 44 moradores da zona, onde pedem ao município a retirada imediata dos pilaretes.
No documento, os moradores consideram que uma requalificação desta natureza exigiria que os moradores da zona tivessem sido consultados previamente antes dos equipamentos terem sido colocados nos passeios. “Não compreendemos a necessidade de colocar excessivos pilaretes num passeio que não serve de estacionamento e que agora pela sua altura até o inviabiliza. O que se torna necessário, e esperamos que o façam, são rampas de acesso da estrada ao passeio, para facilitar, entre outros, o circuito dos carrinhos de bebé”, defendem os moradores.
O grupo de cidadãos entende que a colocação dos pilaretes representa uma despesa desnecessária para o erário público, que a praceta fica esteticamente desfavorecida e que isso desvalorizará os imóveis ali existentes. “O que evita o estacionamento abusivo é a construção de grandes parques de estacionamento, só depois seguida de forma activa pela intervenção das autoridades policiais”, lê-se no abaixo assinado.
Para Armando Corte Real, principal rosto do movimento de cidadãos, uma vila sem pilaretes “será um bom exemplo de uma vila civilizada e esse deve ser o objectivo de todos”. Apesar do pedido dos moradores, o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, reagiu sem garantir que irá ao encontro das pretensões dos residentes. “Há-de haver um dia em que os pilaretes deixarão de ser necessários porque os condutores já não estacionam em cima dos passeios. Mas por enquanto, infelizmente, ainda é preciso colocar pilaretes para as pessoas não estacionarem nos passeios”, criticou o autarca, lembrando que até agora era comum ver-se viaturas estacionadas em cima dos passeios naquele largo. “Até autocaravanas em cima de zonas verdes”, condenou.