Ourém com mais alunos e quase todos os professores colocados
Taxa de colocação de professores nos estabelecimentos escolares de Ourém está praticamente garantida neste momento. Acréscimo do número de alunos no concelho implica renovação do parque escolar.
O Teatro Municipal de Ourém lotou no dia 11 de Setembro numa sessão dedicada aos docentes que vão leccionar no concelho, assinalando a abertura oficial do ano lectivo. A iniciativa promovida pelo município foi antecedida de outra dedicada ao pessoal não docente, com objectivo de valorizar o papel dos assistentes operacionais na formação dos jovens. A sessão subordinada ao tema “Desafios e Perspectivas para a Educação” contemplou exibições de âmbito cultural, momentos formativos e ainda uma homenagem aos docentes aposentados no ano lectivo anterior.
A directora do Centro de Formação “Os Templários”, Sara Mocho, sublinhou a pertinência e importância da iniciativa no acolhimento de novos professores, permitindo uma visão genérica do território e do contexto educativo concelhio. Também Pedro Florêncio, delegado regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, enalteceu a relevância do momento e destacou algumas das medidas implementadas com o intuito de valorizar a carreira dos docentes.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, encerrou os discursos afirmando que “a educação é um dos pilares fundamentais do nosso futuro”. Confirmou a contratação de 31 novos assistentes operacionais para os estabelecimentos escolares concelhios (além de seis que serão contratados a curto prazo), e congratulou o facto de praticamente todos os professores necessários estarem já colocados no concelho. Luís Miguel Albuquerque lembrou ainda as várias competências assumidas pelo município no que diz respeito à Educação. Anunciou a realização de empreitadas nas escolas de Amieira e de Boleiros, além da realização de projectos para a construção de edifícios de apoio no Centro Escolar da Caridade e Beato Nuno. O presidente sublinhou ainda o amplo projecto de requalificação da Escola Básica 2.3 D. Afonso, IV Conde de Ourém e a concepção em curso do projecto de execução do futuro Centro Escolar Fátima Estádio. A finalizar, Luís Miguel Albuquerque lembrou o aumento considerável de alunos.
A sessão de abertura contou com duas conferências, sendo a primeira subordinada à “Inovação Social e Educação”. A outra conferência teve como tema “IA na Educação: Desafios, Oportunidades e Preocupações”. A sessão encerrou com um momento de dança protagonizado por alunas da Academia de Dança Reme Rodríguez e contou com a presença do executivo municipal, entre várias individualidades e representantes de entidades oficiais.