Antigo cinema da Castanheira do Ribatejo vai ser comprado pelo município
Negócio de 165 mil euros está contemplado numa alteração orçamental aprovada na última semana.
Depois de duas décadas de avanços e recuos o município de Vila Franca de Xira decidiu dar o primeiro passo para poder dotar a Castanheira do Ribatejo de um espaço cultural e para isso alocou uma verba para comprar as instalações onde em tempos funcionou o antigo cinema da vila.
O negócio vai rondar os 165 mil euros e o valor foi detectado pelos vereadores da oposição durante a discussão de uma revisão orçamental que foi a votação em reunião de câmara e que foi aprovada com a abstenção do Chega. O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, não se alonga em pormenores sobre o negócio, explicando apenas que resulta de conversas que a câmara tem feito com a junta de freguesia ao longo dos anos visando encontrar forma de criar um espaço cultural que sirva a comunidade da Castanheira do Ribatejo.
Situado na rua Palha Blanco, o antigo cinema da Castanheira do Ribatejo foi o último a fechar portas no concelho de Vila Franca de Xira, pouco depois de terem fechado as salas da então Lusomundo no Vila Franca Centro.
A Castanheira do Ribatejo há muito reclama a criação de um espaço cultural que permita servir a comunidade. Sempre que é preciso fazer uma sessão pública ou uma assembleia municipal as entidades têm de recorrer aos edifícios das associações ou ao exíguo salão da junta de freguesia local. Também a apresentação de espectáculos ou movimentos artísticos é muito limitada na vila por falta de espaços condignos.
Recorde-se que desde 2009 que é falada a possibilidade de se construir um novo auditório para eventos culturais na Castanheira do Ribatejo, em terrenos situados ao lado da junta de freguesia, mas a obra nunca avançou por ser demasiado cara. Em Novembro de 2014 a câmara garantiu que os trabalhos só avançariam caso fossem conseguidos fundos comunitários, que nunca apareceram.