Sociedade | 29-09-2024 13:22

Câmara de Alpiarça disponível para comprar casas do património dos pobres

Câmara de Alpiarça disponível para comprar casas do património dos pobres

A Câmara de Alpiarça questionou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) da possibilidade de o município adquirir e reabilitar as quatro casas do património dos pobres que o pároco Tiago Pires quer vender para pagar obras na igreja.

A presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, revelou em assembleia municipal ter questionado o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) da possibilidade de o município adquirir e reabilitar as quatro casas do património dos pobres que o pároco Tiago Pires mostrou intenção de vender para pagar obras na igreja. Recorde-se que O MIRANTE conversou com duas famílias em Agosto que temiam ficar na rua, uma vez que não têm os 50 e 55 mil euros que a igreja pede pelas casas. No mesmo mês não deu entrada na Diocese de Santarém nenhum pedido, entidade que tem de autorizar a venda.
Sónia Sanfona reuniu com o pároco recentemente, que abordou as dificuldades em manter as casas, até porque a igreja está a pagar imposto municipal sobre imóveis mais a contribuição extraordinária por imóveis que estão cedidos gratuitamente. A serem adquiridas pelo município, as casas, cedidas gratuitamente, entrarão no “mercado social de arrendamento”, explicou Sónia Sanfona, e as situações serão reavaliadas do ponto de vista dos rendimentos para auferir se as famílias têm disponibilidade para pagar uma. “Há agregados que a indicação que temos é que não têm critérios para, eventualmente, não estarem a pagar renda”, revela a autarca socialista.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1684
    02-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1684
    02-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo