Funcionário do município de Benavente agride colega com enxada
Um trabalhador da Câmara de Benavente sofreu ferimentos ligeiros ao ser agredido com o cabo de uma enxada por um colega de trabalho, durante o período de pausa para almoço. Ferramenta utilizada na agressão estava na carrinha de um dos funcionários.
Um trabalhador da Câmara de Benavente, de 68 anos, foi agredido por um colega de trabalho, de 62 anos, na segunda-feira, 23 de Setembro, em Benavente. A vítima sofreu ferimentos ligeiros após ter sido atacada com um cabo de uma enxada quando se deslocava a pé para casa durante a hora de almoço e fora do local de trabalho. Segundo informações recolhidas por O MIRANTE, o agressor, calceteiro na autarquia desde 2016, trazia a ferramenta agrícola, que utilizou na agressão, na carrinha de serviço. Tinha acabado de almoçar no estaleiro municipal, ia reiniciar o trabalho, mas viu o colega na rua, parou a carrinha e partiu para a agressão.
A vítima da agressão dirigiu-se, posteriormente, ao posto da GNR para apresentar queixa. Foi atingido nas pernas, barriga e mãos, ficando com nódoas negras em duas zonas do corpo. No caso da contusão nos membros superiores, a vítima argumentou que se tentou defender colocando os braços para diminuir o impacto da pancada.
Hélio Justino, vereador da Câmara Municipal de Benavente, afirmou ao nosso jornal que os dois funcionários mantinham um relacionamento próximo, descrevendo o incidente como resultado de uma troca de insultos entre ambos. “Eles tinham um bom relacionamento, até eram próximos, mas, entretanto, e naquela situação, mandaram umas bocas um ao outro. Um dos funcionários agarrou no pau e bateu no outro”, explica o vereador.
O vereador assegurou ainda que, no momento da sua contratação há oito anos, o registo criminal do agressor estava limpo. “No documento é indicado que nada consta acerca da pessoa, por isso, foi admitido normalmente num concurso público e faz parte dos quadros da câmara desde 2016”, indica o vereador.
A GNR está a investigar o caso e os procedimentos internos da autarquia estão em curso para determinar as sanções a aplicar. A Câmara Municipal de Benavente já instaurou um processo de averiguações para apurar as circunstâncias do incidente, que poderá levar à instauração de um processo disciplinar contra o agressor. O instrutor nomeado definirá os moldes do processo disciplinar.