Livro de António Carlos Cortez apresentado em Torres Novas
Biblioteca da cidade recebe a 9 de Novembro a apresentação de “Cenas Portuguesas” do escritor António Carlos Cortez.
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai receber a 9 de Novembro, pelas 16h00, a sessão de apresentação do livro “Cenas Portuguesas”, da autoria do poeta, ensaísta e crítico literário António Carlos Cortez.
A apresentação da obra vai estar a cargo de Cristina Carvalho, escritora que tem cerca de uma dezena de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, tendo vencido, em 2021, o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, com a obra “Ingmar Bergman - O Caminho”, e Elisa Costa Pinto, professora e ensaísta, autora dos manuais de Português "Sinais", "Signos" e "Plural", e membro da equipa do projecto aLeR+.
Segundo a sinopse, este livro apresenta “dez contos onde se passeiam figuras dum país à esquina do planeta: uma dona Preciosa, emblema duma rua de Lisboa; um tal sr. Rato, ex-agente da PIDE e taxista nos anos 80; uma linda de Guadalupe, moça que nos anos 60 veio cantar para Lisboa e aí se perde; um certo grupo de adolescentes que se descobre vivendo o jogo da vida numa partida de futebol... cenas portuguesas, como quem diz, cenas de Lisboa, ou de Braga, de alguém recordando a Calçada do Tojal, rua do mundo, espelho humano”.
António Carlos Cortez nasceu em Lisboa, em 1976. Publicou desde 1999 cerca de 15 livros de poesia, tendo vencido vários prémios, como o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores em 2011, o Grande Prémio APE/ Teixeira de Pascoaes em 2018, e Grande Prémio de Poesia APE/ Maria Amália Vaz de Carvalho 2022, atribuído a “Diamante”.