Sociedade | 22-10-2024 07:00

Arruda dos Vinhos apresenta estudo sobre qualidade dos solos agrícolas

Arruda dos Vinhos apresenta estudo sobre qualidade dos solos agrícolas
Executivo liderado por Carlos Alves acredita no potencial do certame para divulgar Arruda dos Vinhos

A produção de vinho é um dos factores de dinamização económica do concelho de Arruda dos Vinhos e a Festa da Vinha e do Vinho quer potenciar esse factor de atracção turística. Pela primeira vez foi efectuado um estudo da qualidade dos solos que os agricultores vão poder conhecer em primeira mão.

Pela primeira vez na sua história os produtores agrícolas e a comunidade de Arruda dos Vinhos vão poder perceber qual a verdadeira qualidade dos solos do concelho e adaptar os métodos de produção em função das qualidades do solo para potenciar o cultivo de vinha, milho, trigo ou hortícolas. O estudo dos solos, desenvolvido e preparado pelos técnicos do projecto Arruda Lab, vai ser apresentado ao público na Festa da Vinha e do Vinho que acontece de 31 de Outubro a 3 de Novembro no Pavilhão Multiusos da vila. O Arruda Lab, um projecto pioneiro a nível nacional, vai permitir apresentar aos agricultores informação integrada sobre como conseguir o maior proveito possível dos solos atendendo à sua microbiologia e aos nutrientes detectados. Carlos Alves, presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, diz que a análise está a ser ultimada e que por todo o concelho já foram recolhidas amostras que estão a ser analisadas. O autarca espera que os resultados possam traçar uma imagem da situação actual dos solos no concelho.
O estudo dos técnicos do Arruda Lab permitirá, inclusive, perceber como os agricultores poderão tornar os solos mais resistentes a pragas. O Arruda Lab, recorde-se, nasceu em 2021 no espaço do antigo posto da GNR, representando a sua requalificação um investimento municipal de 750 mil euros. São parceiros do projecto o Instituto Politécnico de Santarém, a Comunidade Intermunicipal do Oeste, a Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste e o projecto Food for Sustainability. No mesmo edifício vai funcionar também um gabinete de apoio às empresas visando ajudar novos negócios a dar os primeiros passos e a apoiar startups.

Vinho, animação e tasquinhas
Além da novidade de apresentação do estudo sobre a qualidade dos solos a Festa da Vinha e do Vinho promete manter a tradição do evento, com apresentações de vinhos, espectáculos musicais, gastronomia, com a presença de restaurantes locais e as tasquinhas das colectividades, artesanato local e folclore. A produção de vinho tem uma presença forte no concelho, estando situados no município nomes conhecidos no sector da produção vinícola, como o Condado Portucalense, Casa do Remoinhal, Casal da Monteira, Monte Bluna ou a Quinta de São Sebastião.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo