Quase 700 condutores identificados numa semana por uso indevido de telemóvel
Durante a última campanha as autoridades registaram 2.011 acidentes, que resultaram em seis vítimas mortais, uma delas de Santarém.
Quase 700 condutores foram identificados na última semana por uso indevido de telemóvel enquanto conduziam, no âmbito da última campanha de segurança rodoviária, em que se registaram 24,5 mil infracções por excesso de velocidade. Entre os dias 15 e 21 de Outubro, foram detectadas 687 infrações relativas ao uso de telemóvel, revela um comunicado de imprensa conjunto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP). Também foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,7 milhões de veículos, tendo-se registado 24,5 mil infrações, acrescentam as autoridades, que fiscalizaram também presencialmente 56,6 mil veículos.
Na última semana, as forças de segurança sensibilizaram ainda 621 condutores e passageiros para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução. Durante esta última campanha, as autoridades registaram 2.011 acidentes, que resultaram em seis vítimas mortais, uma delas no distrito de Santarém, 38 feridos graves e 611 feridos leves, sendo que estes casos não estão directamente relacionados com o uso de telemóveis, explicou à Lusa Lígia dos Santos, da GNR. Comparando com os resultados do ano passado, houve uma diminuição de acidentes e feridos: Em 2023, verificaram-se menos 1.135 acidentes, menos duas vítimas mortais, menos 12 feridos graves e menos 333 feridos leves.