Sociedade | 29-10-2024 18:00

Directora nomeia marido para adjunto no Agrupamento Escolas do Entroncamento e demite-se

Directora nomeia marido para adjunto no Agrupamento Escolas do Entroncamento e demite-se
Ana Margarida Costa, directora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. fotoDR

Ana Margarida da Costa demitiu-se do cargo depois de a Direcção Regional de Educação alertar para incompatibilidades com a lei. Marido pediu primeiro a exoneração do cargo que lhe foi atribuído pela mulher, que quer voltar a ser directora.

A directora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Ana Margarida da Costa, apresentou no dia 15 de Outubro o pedido de demissão depois de a Direcção Regional da Educação ter alertado para as incompatibilidades com a lei por ter nomeado o marido para o cargo de adjunto. No pedido de demissão, a que O MIRANTE teve acesso, Ana Margarida da Costa indica que teve conhecimento da “eventual incompatibilidade” por intermédio do delegado regional, Pedro Florêncio. “Devo referir que agi convicta da legalidade e sempre na boa-fé de outros exemplos semelhantes e casos conhecidos a nível nacional”, menciona no documento, sublinhando que sempre considerou que “não se verificava qualquer incompatibilidade na referida nomeação”.
A directora demissionária faz ainda saber que o seu marido, Vasco Guedes, pediu a exoneração do cargo, tal como lhe foi “exigido superiormente”. E, por isso mesmo, refere, é que não lhe restou outra opção senão demitir-se, uma vez que “esta situação colocou em causa o projecto inicial para este agrupamento que tinha por base o trabalho de uma equipa”.
Ana Margarida da Costa diz que “não foi com ligeireza” que tomou a decisão sobre um caso que provocou, ao longo do último mês, “desgaste físico e mental” a si e à sua equipa de trabalho. O MIRANTE tentou chegar à fala da directora demissionária mas sem sucesso até ao fecho desta edição.

Disponível para voltar a assumir o cargo
Apesar de a demissão ter por base uma nomeação polémica e incompatível com a lei, Ana Margarida da Costa mostra-se disponível para voltar ao cargo de directora. “Estaremos cá para continuar mas devemos sujeitar-nos novamente a eleições para não haver situações de incerteza”, escreve no comunicado. Ana Margarida da Costa tomou posse como directora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento em Junho do ano passado.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1697
    01-01-2025
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1697
    01-01-2025
    Capa Lezíria/Médio Tejo