Quinta da Cardiga voltou a abrir portas para apresentação de projecto do Vila Galé
Grupo Vila Galé vai recuperar a histórica Quinta da Cardiga, onde vai nascer o projecto Vila Galé Collection Tejo.
O projecto Vila Galé Collection Tejo, Quinta da Cardiga, Golegã Country Resort Hotel Convention anda Spa, Equestrian Sports”, foi apresentado esta sexta-feira, 8 de Novembro, com a presença de Jorge Rebelo de Almeida, presidente do conselho de administração e fundador do grupo.
O empreendimento turístico prevê a recuperação da histórica Quinta da Cardiga pelo grupo Vila Galé e a existência de 124 quartos previstos. Um modelo de quarto foi montado de propósito para a apresentação, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, entre autarcas da região, dirigentes associativos e empresários.
Ainda não há previsões de investimento, mas Jorge Rebelo de Almeida garantiu que a Quinta da Cardiga vai renascer com um potencial turístico enorme que vai fazer a diferença no interior do país.
O Palácio da Quinta da Cardiga está classificado como Edifício de Interesse Público desde 12 de Março de 1952 e pretende-se manter as características do edificado. O que está classificado é “o conjunto formado pela torre ameada da Quinta da Cardiga, na freguesia da Golegã, e antigas construções que a envolvem, designadamente os claustros, capela e celeiro, e pequena colunata rematada por cúpula semiesférica”. No site da Direcção-Geral do Património Cultural é referido que a Quinta da Cardiga foi doada em 1169 por D. Afonso Henriques aos Templários, tendo sido ali edificado um castelo, que conjuntamente com os castelos de Almourol, de Ceras e do Zêzere, constituía a cintura de defesa do Tejo. A arquitectura do palacete é atribuída ao arquitecto João de Castilho (1470-1552).