Dar voz à literatura entre centenas de pinturas
O 4º Encontro Nacional de Poetas, Escritores e Outros Amantes das Artes, da Gerábriga - Associação Cultural, de Alenquer, decorreu na tarde de 27 de Outubro.
No Museu João Mário, em Alenquer, onde estão expostas cerca de oitocentas obras daquele artista, decorreu, na tarde de 27 de Outubro de 2024, o 4º Encontro de Poetas, Escritores e Outros Amantes das Artes, organizado pela Gerábriga - Associação Cultural, de Alenquer.
Durante o evento, os participantes cumpriram um minuto de silêncio em memória do poeta, Carlos Cardoso Luís, Coordenador dos Jograis da APP (Associação Portuguesa de Poetas); do cantor Marco Paulo, filho adoptivo, dilecto de Alenquer, e da jovem, que tanto tinha para viver e dar aos seus filhos, Márcia Apolinário.
A abrir o evento actuou Paulo Sanches, cantor e músico de Alenquer que utiliza poemas de grandes poetas nas suas composições, seguindo-se os Jograis da Associação Portuguesa de Poetas com o seu universo de arte declamatória.
A associada fundadora da Gerábriga, Rosa Sampaio, declamou um texto de sua autoria sobre a vida do Mestre João Mário Aires d`Oliveira, numa simbólica homenagem feita de amizade, de dedicação e de partilha. E os fadista e declamadores, António Passão, Ricardo Maria Louro e José Sardinha também encantaram os presentes com o seu talento.
Por fim, após o uníssono das vozes a entoarem os parabéns ao Mestre João Mário, pelo seu nonagésimo segundo aniversário, o encontro foi encerrado, segundo o relato da presidente da Direcção da Gerábriga, Joaquina Raimundo, com intervenções de Maria Costa Santos e de António Jorge Baptista, autor do livro “A cor da inquietude”.
Participaram no encontro diversos autarcas de Alenquer, nomeadamente o presidente da assembleia municipal, Fernando Silva; a vereadora da cultura da câmara municipal, Cláudia Luís; o ex-deputado, João Miguel Nicolau; o vice-presidente da junta de freguesia de Alenquer, Vítor Grilo, e representantes de várias entidades do concelho.