Sociedade | 15-11-2024 10:00

Documentário em Alpiarça recorda a ditadura e o 25 de Abril de 1974

Iniciativa na Biblioteca Municipal de Alpiarça celebra os 50 anos do 25 de Abril com relatos de cinco alpiarcenses sobre os tempos do Estado Novo.

A Biblioteca Municipal de Alpiarça vai exibir, a 17 de Novembro, o documentário intitulado Aqueles que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem), que dá voz a cinco habitantes de Alpiarça e os seus relatos sobre os tempos da ditadura e a Revolução do 25 de Abril de 1974. O documentário, realizado por Marianela Valverde e Humberto Candeias, e produzido pela Associação Clandestina, destaca as vivências e as dificuldades enfrentadas sob o regime do Estado Novo, oferecendo um olhar pessoal e profundo sobre as consequências sociais e emocionais da época.
A exibição vai decorrer no Auditório Mário Feliciano, onde os espectadores vão ter a oportunidade de ouvir depoimentos de familiares de opositores ao regime, narrando as dificuldades de uma juventude marcada pelas restrições e privações da ditadura. Entre os 28 entrevistados, originários de várias localidades do centro de Portugal, destacam-se cinco alpiarcenses: Amílcar do Vale, Francisco Galiza, Emília Tendeiro, Américo Abalada e Manuel Colhe. Segundo os realizadores, estes relatos trazem lembranças e vivências que transportam o público para um período sombrio da história, crucial para que as novas gerações compreendam melhor o passado e possam construir um futuro mais consciente.
A actividade faz parte do programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, com entrada gratuita para o público.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo