Sociedade | 16-11-2024 13:05

José Saramago nasceu há 102 anos

José Saramago nasceu há 102 anos

Os 102 anos do nascimento do Nobel da Literatura estão a ser comemorados na sua aldeia Natal com conjunto de iniciativas na delegação da Fundação José Saramago. O nascimento de José Saramago coincide com o mesmo dia em que O MIRANTE faz anos.

A Fundação José Saramago (FJS), que tem um polo em Azinhaga, no concelho da Golegã, está a promover no dia em que se assinala o 102º aniversário do nascimento do escritor um conjunto de iniciativas direccionadas para toda a família. O dia conta com uma visita guiada para crianças e famílias na delegação de Azinhaga da Fundação, localizada numa antiga escola primária da aldeia Natal do Nobel da Literatura e onde os visitantes encontram a recriação da casa dos avós do escritor, Josefa e Jerónimo, que integra diversas referências ao tempo de As Pequenas Memórias, livro em destaque neste espaço. Também se realizou a oficina Casulo de Memórias, igualmente direccionada para toda a família. “Uma actividade que pretende desenvolver as competências emocionais através da escrita e da expressão plástica, em que os participantes poderão explorar e preservar as suas memórias a partir de variados meios. Um botão perdido, um bilhete de cinema, um poema ou uma flor seca, serão o ponto de partida para criar um álbum de recortes personalizado, o casulo de memórias”, explica a FJS.
O auditório da Fundação também integra o programa de comemorações deste ano com o espectáculo À esquerda de deus: ideias de Manuel Milho, o contador de histórias, da actriz e investigadora dedicada aos contos de tradição oral, Ana Sofia Paiva. Com início marcado para as 16h00, a peça terá a duração de 90 minutos.
Em Montemor-o- Novo, o 102 aniversário de José Saramago também vai ser assinalado com a inauguração de uma exposição em Lavre e com a abertura do seu Centro Interpretativo, promovidas pelo Roteiro Literário Levantado do Chão. O programa vai iniciar às 15h00 com a recepção ao público na sede da Junta de Freguesia de Lavre e posterior inauguração da exposição Lavre - Um dos Quatro Pontos Cardeais de José Saramago. Em Montemor-o-Novo, pelas 16h45, está agendada a recepção ao público na biblioteca municipal, seguida da apresentação da exposição A Longa Viagem dos Mau-Tempo. O programa encerra com a inauguração do Centro Interpretativo Levantado do Chão - José Saramago.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo