Sociedade | 18-11-2024 18:00

Requalificação de edifício para residência de estudantes em Abrantes continua a gerar divisão

Vereador Vítor Moura volta a criticar investimento na requalificação da segunda residência de estudantes no concelho. Presidente da câmara diz que vão ser criadas as melhores condições para os alunos.

Vítor Moura, vereador do PSD no executivo de Abrantes, tem criticado o investimento na requalificação da segunda residência para estudantes no concelho, no edifício junto à Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Na reunião camarária de 9 de Novembro, o vereador voltou a trazer o assunto para cima da mesa. “Fazendo as contas do investimento total, a dividir pelo número de camas, dá um valor a rondar os 48 mil euros por cama que, efectivamente, servem para deitar alunos. Um município vizinho, para um edifício completamente novo com 30 camas, vai gastar praticamente o mesmo. Ou seja, estamos a investir numa requalificação o que outro município vai gastar num edifício novo”, disse.
O presidente da autarquia, Manuel Valamatos (PS)) afirma que, muitas vezes, as próprias requalificações acabam por ser mais caras do que criar um edifício de novo, no entanto, explica que o foco está em reabilitar o edifício e criar condições para os alunos “viverem”. “Há vários anos que somos criticados porque o edifício, que é do estado, está desaproveitado. Queremos resolver essa questão e criar condições para os alunos viverem e não para se deitarem. Eles vivem ali, conversam, estudam, convivem, fazem refeições, guardam roupas e bens, como qualquer pessoa nas suas casas, não se resume a deitarem-se. Além disso, uma parte do edifício vai estar afecta à dinâmica de nova estrutura para apoiar a Escola Secundária, principalmente, na disciplina das artes. É muito mais abrangente e à frente, do que um mero raciocínio e simplista” sublinhou Manuel Valamatos. Recorde-se que a requalificação da residência, com capacidade para 54 camas, está orçada em 2,6 milhões de euros e terá um financiamento de mais de dois milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1693
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1693
    04-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo