Fusion Fuel em Benavente declara insolvência, deixando 100 postos de trabalho em risco
Falha de um investimento prometido coloca uma centena de empregos em risco. Empresa enfrenta pagamentos em atraso a fornecedores e trabalhadores.
A fábrica da Fusion Fuel, em Benavente, declarou insolvência na semana passada devido à falha de um investimento de 31 milhões de euros, situação que colocou em risco 100 postos de trabalho e deixou salários e pagamentos em atraso.
A unidade, especializada em electrolisadores para projectos de hidrogénio verde, foi inaugurada em 2023 pelo primeiro-ministro António Costa, após ter iniciado actividade em 2022. Contudo, um ano após a inauguração, a subsidiária portuguesa da empresa irlandesa, cotada em Wall Street, encontra-se completamente paralisada.
De acordo com o “Jornal Negócios”, o processo de insolvência resulta do incumprimento de um investimento de 33,5 milhões de dólares (cerca de 31 milhões de euros), prometido pela Hydrogenial, empresa detida a 100% pelo empresário alemão Norbert Bindner, que deveria ter sido concluído até 30 de Setembro.