Sociedade | 26-11-2024 15:00

Aumenta o número de crianças com diabetes devido a más escolhas alimentares

Aumenta o número de crianças com diabetes devido a más escolhas alimentares
TEXTO COMPLETO DA EDIÇÃO SEMANAL
Associação de Diabéticos de Alenquer conta com novas instalações e melhor acessibilidade

A Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer alerta que cada vez são mais as crianças diagnosticadas com a doença devido à alimentação. Apostar na prevenção é fundamental, refere a associação, que disponibiliza consultas médicas e nutricionista. Após dois anos de espera conta com uma nova casa no centro da vila.

A diabetes tipo 2 tem vindo a aumentar entre crianças e jovens devido a maus hábitos alimentares e sedentarismo. O concelho de Alenquer não foge à regra e regista casos nos estabelecimentos de ensino do concelho, não se sabendo o número concreto porque não existem dados suficientes.
Olena Lourenço, médica de medicina geral e familiar e presidente da Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer (ADCA), sublinha a importância da doença ter um acompanhamento mais célere até porque é possível identificar a diabetes em fases precoces, mesmo quando não há sintomas. “Em Alenquer, o panorama é idêntico ao resto do país. Surgem pessoas mais jovens com diabetes por causa da alimentação e não por falência do pâncreas e/ou factores hereditários. O que nos assusta é que os jovens aparecem mais tarde porque não têm sintomas e quando sabem da doença já tem dois ou três anos de evolução”, explicou a médica.
O problema é reconhecido pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) que começou com um estudo pioneiro para avaliar a doença nas crianças. Já foram rastreadas mil e o presidente da APDP, José Manuel Boavida, diz que têm de ser rastreadas dez mil crianças e abriu a possibilidade de Alenquer contribuir para o estudo de caso.
Associação de Diabéticos de Alenquer tem nova casa
A Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer tem 18 anos e conta com uma nova casa, no centro da vila, inaugurada no dia 11 de Novembro. As novas instalações são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, estão perto dos transportes públicos e foram o culminar de um processo que demorou dois anos. A associação estava a funcionar num segundo andar e os mais idosos tinham dificuldade em subir as escadas. Entretanto a Câmara de Alenquer apresentou vários espaços à instituição até chegar ao actual, e que foi cedido à ADCA.
António Filipe, tesoureiro, diz a O MIRANTE que a associação conta actualmente com 235 sócios no activo que podem aceder às consultas de diabetes, nutrição, pé diabético e enfermagem nas novas instalações. “Ainda há a mentalidade de que a diabetes aparece em quem come muitos doces mas não é verdade. A vida social, a hereditariedade e o sistema nervoso também desencadeiam a doença”, diz. Chegam à associação pessoas com valores de diabetes muito altos, mas os casos mais graves são acompanhados através da APDP.

Violante Costa Silva soube que tinha diabetes numa ida à farmácia

Diabéticos são diagnosticados quando já têm sintomas

Francisco Mendonça tem 84 anos e soube que era diabético há 30 anos. Sentia que algo não estava bem com a sua saúde mas desvalorizou e só descobriu que era diabético alertado por uma enfermeira, quando foi renovar a carta de condução. Foi ao médico de família e passou a ter cuidados e a tomar medicamentos diariamente. Se “pisa o risco” na alimentação compensa e não bebe álcool nem fuma. Francisco Mendonça fez parte dos órgãos sociais da associação e foi um dos fundadores e por isso congratulou-se com a nova sede. “Espero que um dia seja ampliada, porque as instalações aqui ao lado estão vazias”, reiterou.
A acompanhar a inauguração estava a sócia Violante Costa Silva, 83 anos, diabética do tipo 2 e sem casos conhecidos na família. Com diagnóstico de hipertensão, sentiu-se mal e dirigiu-se à farmácia e quando lhe picaram o dedo confirmaram que tinha diabetes e que se devia dirigir ao médico.

Francisco Mendonça lida com a diabetes há 30 anos

Diabéticos vão poder comprar bombas de insulina automáticas nas farmácias

Os doentes com diabetes tipo 1 vão poder adquirir, a partir de Janeiro de 2025, as bombas de insulina automáticas nas farmácias e escolher o modelo. O anúncio foi feito dia 12 de Novembro pela secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, na audição conjunta das comissões parlamentares do Orçamento e Finanças e da Saúde a propósito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1691
    20-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1691
    20-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo