Biodiversidade de Alenquer acessível através de site interactivo
“Flora Alenquer”' é uma plataforma interactiva que divulga a riqueza da flora do concelho de Alenquer. Com 800 espécies descritas e mais de 13.766 ocorrências registadas, o projecto une educação, conservação e ciência para preservar o património natural e colocá-lo ao alcance de todos.
A Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Botânica, lançou o portal “Flora Alenquer” no Dia da Floresta Autóctone, a 23 de Novembro. Este novo recurso online promete impulsionar a conservação e valorização da biodiversidade do concelho, ao mesmo tempo que facilita o acesso do público a informações detalhadas sobre as espécies locais.
O site reúne informações sobre 800 espécies diferentes, com dados sobre ecologia, preferências bioclimáticas, altitudes e outras características. A riqueza da flora das 11 freguesias de Alenquer é agora mapeada, incluindo espécies raras e ameaçadas.
O portal foi concebido para ser interactivo, permitindo que qualquer pessoa interessada contribua com informações sobre a flora local. A iniciativa também serve como uma base de dados científica que pode apoiar investigações a nível nacional e internacional.
Segundo Paulo Franco, vereador de planeamento e estratégia de políticas ambientais do município de Alenquer, qualquer pessoa curiosa e interessada poderá contribuir para engrandecer o portal.