Atendimento da Segurança Social de Santarém passa para o IPDJ
Análises não indicam problemas na qualidade do ar que obrigou ao encerramento do edifício, mas o centro distrital prefere implementar recomendações dos técnicos.
Os serviços de atendimento da Segurança Social de Santarém, fechados desde 1 de Outubro devido a problemas com o ar, vão ser transferidos para o edifício do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a poucos metros de distância. A transferência estava prevista para dia 29 de Novembro, já depois do fecho desta edição, mas a data ainda não estava confirmada porque dependia da instalação de redes de comunicações e informáticas.
O centro distrital já recebeu o relatório das análises feitas ao edifício pelos técnicos do Instituto Ricardo Jorge, realizadas no dia 8 de Novembro, que não indicam problemas com a qualidade do ar. No entanto como são feitas recomendações, como a mudança de filtros dos sistemas de ventilação, a directora do centro distrital, Paula Carloto, referiu a O MIRANTE que prefere cumprir as recomendações, apesar de não haver impedimento para reabrir o espaço, por uma questão de segurança.
Recorde-se que esta foi a segunda vez que aconteceu um problema de cheiros estranhos no edifício, que levou a que funcionários se sentissem mal. A primeira aconteceu há cinco anos e ainda não se sabe o que causa esta situação. Na altura foram feitos investimentos avultados no edifício, com a instalação de sistemas de extracção de ar e até foi mudado o piso do auditório, porque era um dos locais onde o cheiro estava mais intenso. Há duas semanas o presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém e da concelhia do PS, Diamantino Duarte, tinha comentado que se fosse presidente de câmara já tinha ido bater à porta de alguém para resolver o assunto.