Sociedade | 14-12-2024 10:00
USF São Domingos celebrou o Dia Mundial de Luta contra a SIDA com várias acções
Unidade pretendeu informar e motivar a adopção de comportamentos preventivos e reduzir preconceitos associados à doença.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) São Domingos, da Unidade Local de Saúde da Lezíria, promoveu uma iniciativa para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, celebrado a 1 de Dezembro. A acção focou-se na prevenção e no diagnóstico precoce da infecção pelo VIH, integrando-se nas orientações dos Programas Prioritários de Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Com o mote “Prevenir e Diagnosticar”, a iniciativa envolveu a distribuição de materiais informativos, como folhetos e cartazes, concebidos para aumentar a literacia em saúde sobre o VIH/SIDA. A abordagem visou não apenas informar, mas também motivar a adopção de comportamentos preventivos e reduzir preconceitos associados à doença. Durante a iniciativa foram realizados testes rápidos de rastreio, acessíveis a utentes com mais de 18 anos, reforçando a importância do diagnóstico precoce como ferramenta essencial para um tratamento eficaz e para a interrupção da cadeia de transmissão do VIH. Os objectivos principais da acção incluíram a sensibilização da comunidade para a relevância da prevenção, o estímulo à realização de rastreios regulares e a redução do estigma que ainda envolve a infecção pelo VIH.
Mais Notícias
A carregar...