Alenquer e Arruda dos Vinhos com passe a 40 euros em 2025
![Alenquer e Arruda dos Vinhos com passe a 40 euros em 2025 Alenquer e Arruda dos Vinhos com passe a 40 euros em 2025](https://images.impresa.pt/mirante/2024-12-17-passe-m.jpg-b40e2a59/16x9/mw-900)
Os 12 municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Oeste, incluindo Alenquer e Arruda dos Vinhos, vão passar a pagar 40 euros pelo passe M Oeste, o mesmo que outros municípios que fazem parte da Área Metropolitana de Lisboa.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) vai lançar o passe M Oeste, que garante a mobilidade gratuita dentro dos seus 12 municípios e uma redução para 40 euros da modalidade inter-regional, equiparando-se ao valor dos títulos colectivos de transporte na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Os passes inter-regionais continuarão gratuitos para os jovens até aos 23 anos e os cidadãos com mais de 65 anos terão um desconto adicional. Estas medidas entram em vigor no dia 1 Janeiro de 2025. Com o novo M Oeste, as viagens em transporte público rodoviário dentro da região deixam de ter encargos para o utilizador e quem quiser deslocar-se para a capital ou para outras regiões limítrofes irá pagar o mesmo que é praticado na AML, ou, se for um jovem estudante, não paga nada. O Oeste é a primeira região no país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal.
Este novo passe abrange os utentes dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Alcobaça, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.
“Há seis anos, quem quisesse ir e vir todos os dias de transportes para Lisboa pagava 183,15 euros por mês no passe mais caro, mas a partir de 1 de Janeiro vai desembolsar 40 euros, o mesmo que paga quem vai de Cascais ou de Almada para a capital,” sublinhou o secretário executivo da OesteCIM, Paulo Simões.
O investimento é superior a 12 milhões de euros, dos quais 3 milhões são para assegurar a gratuitidade. “É algo que muito nos orgulha, mas é apenas mais um passo no rumo traçado há muito tempo de colocar a sustentabilidade no centro de todas as nossas políticas públicas”, destaca o presidente da OesteCIM e presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado.