Sociedade | 17-12-2024 13:27

Investigadora de Ourém vence prémio que lhe vai dar 300 mil euros para desenvolver projecto

Investigadora de Ourém vence prémio que lhe vai dar 300 mil euros para desenvolver projecto

Investigadora Vânia Baptista vai desenvolver que pretende perceber os processos que controlam o destino das larvas de peixe durante as migrações entre as áreas da desova e o berçário.

Vânia Baptista, natural de Ourém e investigadora da Universidade do Algarve, venceu a quinta edição do FLAD Science Award Atlantic. A investigadora vai receber 300 mil euros de financiamento em três anos para desenvolver o projecto que será implementado em quatro regiões: Portugal, São Tomé e Príncipe, Estados Unidos e Dominica (Caraíbas). Conforme refere a FLAD, o projecto pretende perceber os processos que controlam o destino das larvas de peixe durante as migrações entre as áreas da desova e o berçário.
O galardão anual visa promover a nova geração de cientistas portugueses e apoiar projectos, com foco na capacitação de comunidades locais para a gestão sustentável dos ecossistemas. Na reunião de câmara de 16 de Dezembro, a vereadora Micaela Durão apresentou um Voto de Reconhecimento dirigido à investigadora. “Este prémio engrandece o sistema educativo do concelho de Ourém, assim como a ciência portuguesa, pela importância do avanço do conhecimento a nível internacional. O município de Ourém apresenta um voto de reconhecimento à jovem Vânia Baptista formulando os melhores votos de sucesso no seu percurso académico e profissional”, disse a autarca.
Vânia Baptista fez todo o seu percurso académico em Ourém, na Escola Básica e Secundária de Ourém, antes de ingressar em 2006 na Universidade do Algarve na licenciatura de Biologia Marinha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Vale Tejo