Sociedade | 18-12-2024 07:00

Autarcas do Médio Tejo saúdam possível implementação de uso civil do aeródromo de Tancos

Autarcas do Médio Tejo saúdam possível implementação de uso civil do aeródromo de Tancos
Aeródromo de Tancos pode vir a ter utilização civil

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo defende utilização civil e militar do aeródromo de Tancos. Exército não se opõe.

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo saudaram a “anuência” do Exército às pretensões da região de implementar um uso civil no aeródromo militar de Tancos. “Foi com bastante agrado que os autarcas ouviram da parte do Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME) que, de facto, o Exército nada tem a opor quanto à existência de um Aeródromo Civil em Tancos desde que se mantenham, como é óbvio, os requisitos operacionais de funcionamento da área militar”, disse à Lusa o secretário executivo da CIM Médio Tejo, Miguel Pombeiro.
No final de uma reunião com o CEME, general Mendes Ferrão, Miguel Pombeiro disse à Lusa ter sido com satisfação que os autarcas verificaram que o Exército “mantém a posição que já tinha sido transmitida nos estudos feitos anteriormente e que, acerca de dois anos, o próprio Ministério da Defesa tinha transmitido a anuência da utilização do aeródromo também para ter uma utilização civil”, além da militar. “Nesse contexto, nós vamos continuar a percorrer o caminho para que isso no futuro possa ser uma realidade”, declarou, tendo indicado que a decisão terá agora de passar para o foro político e que a CIM solicitou já audiências ao ministro da Defesa e ao ministro das Infraestruturas e Habitação.
Recentemente, o Exército referiu que também tem previstos projectos para o local, onde vai instalar uma unidade de helicópteros para apoio, protecção e resgate, por ser uma “infraestrutura que garante as maiores potencialidades ao desenvolvimento desta capacidade das forças terrestres e na qual está a haver investimentos para este fim há alguns anos”.
“A ambição da região nunca foi que o aeródromo passasse a ser exclusivamente civil, julgamos que é perfeitamente possível ter aqui uma utilização dual. Aliás, a própria infraestrutura de Tancos, com a porta de armas a Oeste, com todo aquele espaço vago que tem a Este e a inserção nas grandes vias da A23, convidam, de facto, a esta utilização dual”, notou o representante da CIM Médio Tejo.
A pretensão não é nova, tendo os autarcas da CIM aprovado em Janeiro de 2020, por unanimidade, uma moção que visava avançar para a elaboração dos estudos necessários à implementação de um aeroporto regional para uso civil e militar. Segundo Miguel Pombeiro, o investimento para a construção de um aeroporto regional no aeródromo militar de Tancos poderá rondar os 40 milhões de euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1695
    18-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1695
    18-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo