Em Ourém os jovens podem ter uma palavra a dizer na gestão da autarquia
“Integra-te – Jovens Autarcas” foi apresentado nos estabelecimentos de ensino do concelho de Ourém. Iniciativa tem como objectivo dar a conhecer a realidade e as funções de um executivo municipal.
Entre Novembro e Dezembro deste ano foi apresentado o programa “Integra-te – Jovens Autarcas” nos estabelecimentos de ensino do concelho de Ourém, nomeadamente aos jovens que frequentam o terceiro ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário. O programa “Integra-te – Jovens Autarcas” é uma iniciativa proposta pelo Conselho Municipal de Juventude e implementada pela Câmara Municipal de Ourém, que tem como objectivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecerem a realidade e as funções de um executivo municipal, aproximando e envolvendo os jovens na esfera política e na gestão autárquica.
A iniciativa foi apresentada por membros do Conselho Municipal de Juventude aos alunos do concelho, em sessões que contaram com a presença e o contributo do vereador Rui Vital. Os eleitos locais incentivaram os jovens a participar neste projecto, destacando a importância da adopção de comportamentos de cidadania, uma vez que o executivo municipal está disponível e pretende valorizar as opiniões, ideias e perspectivas dos jovens para o futuro.
No âmbito deste projecto, os jovens são desafiados a constituir uma lista composta por quatro alunos (cumprindo a Lei da Paridade) que represente o estabelecimento de ensino, sendo que um elemento assumirá o cargo de presidente e os restantes o de vereadores. A candidatura deverá ser acompanhada de um programa de acção com até quatro áreas temáticas, seleccionadas de entre as seguintes propostas: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Associativismo e Desporto; Combate à Desigualdade de Oportunidades e Inclusão Social; Cultura, Inovação e Criatividade; Educação e Formação; Emancipação Jovem; Emprego e Empreendedorismo, entre outras. Será também necessário reunir um conjunto de 30 assinaturas para certificar a constituição da lista.
Após a definição da lista representante do estabelecimento de ensino, esta tomará posse numa reunião pública da Câmara Municipal de Ourém e fará a apresentação do seu projecto numa sessão do Conselho Municipal de Juventude. Seguir-se-á um dos momentos mais esperados do projecto: os jovens terão a oportunidade de acompanhar o executivo, vivenciando a realidade e as responsabilidades de um eleito local, o que proporcionará uma visão global das suas funções enquanto autarcas. Neste contexto, os jovens vão acompanhar o presidente da câmara e os vereadores durante um dia de trabalho, participando em reuniões e em processos de tomada de decisão, entre outras actividades. “Além da experiência enriquecedora proporcionada aos jovens alunos de Ourém, estes receberão ainda bilhetes gratuitos de acesso à próxima edição da FeirOurém, bem como duas entradas gratuitas para espectáculos promovidos pelo Teatro Municipal de Ourém”, refere o município em comunciado.