Limitado horário nocturno de bar em Alverca por causa do ruído
Proposta de redução de horário do estabelecimento “Meet Lounge” foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara de Vila Franca de Xira e surge depois de uma medição acústica realizada no local.
A Câmara de Vila Franca de Xira decidiu, por unanimidade, restringir o horário de funcionamento nocturno de um bar no centro de Alverca depois de uma medição acústica realizada pelo laboratório dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) ter constatado que o funcionamento do estabelecimento não cumpre com os critérios de incomodidade sonora.
Por esse motivo, a câmara deliberou restringir o horário de funcionamento do bar para encerrar às 24h00 (actualmente era às 02h00) bem como restringir o horário da esplanada do estabelecimento, encerrando às 22h00 (quando antes era às 24h00). “Considera-se estas medidas como adequadas e proporcionais à tutela dos direitos de personalidade, sem impossibilitarem o direito ao exercício de uma actividade económica”, refere a proposta agora aprovada em reunião de câmara.
No documento, a que O MIRANTE teve acesso, é revelado que das medições realizadas no bar “Meet Lounge”, situado na Rua Joaquim Sabino Faria em Alverca, foram obtidos valores de 7 decibéis (dB), superiores aos valores limite regulamentares permitidos, de 5dB. O documento explica que o representante legal do estabelecimento foi notificado da situação mas não procedeu a obras de insonorização.
Em Abril de 2024, a mandatária dos representantes do estabelecimento comercial solicitou que se ponderasse a eficácia de uma medida alternativa à redução do horário de funcionamento, e que se traduzia na contratação de uma empresa de segurança privada de modo a acautelar e mitigar a prática de eventuais ilícitos criminais por parte de terceiros.
A Câmara de Vila Franca de Xira pediu um parecer à PSP sobre o assunto e esta considerou negativa a ideia, não tendo vislumbrado que a contratação da empresa de segurança pudesse debelar “os principais problemas de ruído associados ao funcionamento do estabelecimento”. Acrescenta a proposta agora aprovada por todos os vereadores que a mandatária dos representantes legais do estabelecimento foi notificada em Setembro do parecer negativo da PSP e de que o procedimento de redução do horário de funcionamento do estabelecimento iria ser retomado, sem que tenha apresentado pronúncia sobre o assunto.