Sociedade | 11-01-2025 07:00

População de São Pedro de Tomar protesta contra corte de caminhos públicos

População de São Pedro de Tomar protesta contra corte de caminhos públicos
TEXTO COMPLETO DA EDIÇÃO SEMANAL
Dezenas de moradores de São Pedro participaram na reunião de câmara desta segunda-feira, em Tomar

Dezenas de moradores da freguesia de São Pedro de Tomar foram à reunião de câmara reclamar contra o corte de três caminhos vicinais na freguesia por um proprietário privado. Autarcas da Câmara de Tomar prometem ajudar no que puderem.

A população da freguesia de São Pedro de Tomar, no concelho de Tomar, está indignada com o corte de três caminhos considerados públicos por um proprietário que comprou recentemente terrenos na freguesia. Dezenas de moradores estiveram na reunião de câmara de segunda-feira, 6 de Janeiro, para fazerem ouvir os seus protestos. O presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão (PS), garantiu que está disponível para apoiar a junta de freguesia, explicando que as vias cortadas são vicinais, ou seja, pertencem à junta de freguesia, o que limita a actuação do município.
A população de São Pedro, pela voz de alguns munícipes, explicou que um proprietário privado cortou primeiro dois caminhos considerados públicos, tendo recentemente cortado outro. Um dos munícipes referiu que a via foi cortada com valas, sem haver sinalização. “É um perigo iminente que lá está”, alertou um dos cidadãos. Os moradores pediram ajuda à Câmara de Tomar para que os acessos sejam repostos.
Na resposta, Hugo Cristóvão explicou que o que o município pode fazer é atestar a natureza pública dos caminhos. “Formalmente, o município não pode agir em relação ao proprietário, o que pode fazer é ajudar a junta naquilo que entenda necessário”, informou o autarca. O presidente da Câmara de Tomar referiu ainda que uma das hipóteses para resolver o problema é avançar com uma providência cautelar, acrescentando que outra hipótese é a junta de freguesia repor aquilo que foi danificado. “Isto tem alguns riscos, é uma opção que tem que ser tomada pela junta porque o caminho é vicinal”, disse.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1698
    08-01-2025
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1698
    08-01-2025
    Capa Lezíria/Médio Tejo