Tagusvalley em Abrantes continua a apostar em projectos com impacto social
As duas décadas de trabalho do Tagusvalley, em Abrantes, têm sido assinaladas com várias iniciativas. No dia 20 de Janeiro realizou-se o evento Portugal Inovação Social: Médio Tejo, que teve como objectivo assinalar o arranque dos projectos Geração Circular e iMAGINE. Os dois projectos surgem da identificação de um problema social: o desemprego jovem. O Tagusvalley identificou este como um principal problema social a abordar, refere a instituição em comunicado, depois de em Outubro do ano passado ter sido aprovado o projecto Geração Circular, por parte da Portugal Inovação Social, que tem por público-alvo os desempregados de 18 a 25 anos, residentes no Médio Tejo, com, no mínimo, o 12º ano de escolaridade completo e que possui como investidor social a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
O projecto visa criar um programa destinado a proporcionar novas ferramentas aos jovens em temas emergentes, como economia circular e inteligência artificial, enquanto fortalece as suas competências pessoais. A iniciativa tem como propósito preparar os jovens para a iminente transição no mercado de trabalho dos próximos anos e, consequentemente, aumentar a sua confiança e reduzir o índice de desemprego jovem na região do Médio Tejo, lê-se em nota de imprensa.
O iMAGINE é um programa de impacto social para jovens adultos criado pela DiVERGE que visa melhorar as competências para a empregabilidade dos jovens e promover a sua inclusão social. Começa com um programa de formação intensivo que os introduz a vários temas relacionadas com a comunicação, o marketing e o empreendedorismo, entre outros, a fim de desenvolverem competências e aumentarem a sua autoconsciência. É o início de uma parceria a longo prazo, uma vez que cada participante tem depois a oportunidade de contar a sua história ao mundo, criando os seus próprios sneakers, lançando um micro-negócio com a DiVERGE para praticar as novas competências adquiridas, obtendo os lucros resultantes das vendas.