Sociedade | 01-02-2025 10:00

VFX investe mais de meio milhão em viaturas de recolha de lixo

Duas novas viaturas vêm reforçar o parque automóvel da Câmara de Vila Franca de Xira, para substituir outras que já se encontravam demasiado velhas. Recolha do lixo continua a gerar queixas no concelho.

Vila Franca de Xira vai comprar, à Nors VT Trucks and Buses Portugal, duas novas viaturas pesadas de recolha de resíduos urbanos, destinados a reforçar a frota do município. O negócio, de 642.300€, foi aprovado por unanimidade em reunião de câmara mas o problema do lixo acumulado em muitas das ilhas ecológicas do concelho continua a gerar críticas. A chegada das novas viaturas está prevista para as próximas semanas.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira (PS), garante que se trata de mais um investimento visando melhorar a recolha de lixo no concelho, mitigando os impactos negativos causados pela acumulação de resíduos, promovendo um ambiente mais limpo e saudável para os munícipes. “O sistema de recolha de resíduos é um dos grandes desafios das grandes cidades. Temos contratado pessoal e equipamento para depósito de resíduos e viaturas. Além disso, por força de compromissos nacionais assumidos com a Europa, estamos a introduzir novos subsistemas de recolha dentro dos restantes, como os bio-resíduos, que lançam novos desafios”, explica o autarca.
Fernando Paulo Ferreira lembra também que o problema do lixo é muitas vezes um problema cívico dos cidadãos, ao não colocarem o lixo nas ilhas ecológicas e dentro dos contentores ou estacionando os carros em frente a estes locais impedindo a recolha. “Temos um concelho com 300 km2, com cidades, vilas e aldeias, ruas estreitas, características muito diversificadas. É um trabalho em que estamos absolutamente empenhados”, garante.
Barreira Soares, vereador do Chega, diz que a compra das duas viaturas é insuficiente e que é preciso reforçar o quadro de pessoal para a recolha. “Temos de ir mais longe e resolver este problema que tem transtornado os munícipes e feito com que as pragas se mantenham no concelho. O executivo tem de ir mais fundo, investir mais neste departamento, tem de ser feita alguma coisa”, exigiu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Vale Tejo