Sociedade | 04-02-2025 15:42

Enfermeiros do Hospital de VFX alertam para degradação das condições de trabalho

Enfermeiros do Hospital de VFX alertam para degradação das condições de trabalho
nfermeiros do Hospital de VFX continuam a contestar a administração de Carlos Andrade Costa - foto arquivo

Profissionais dizem-se esgotados, sem folgas e pedem ajuda para que o cenário mude. Sindicato volta a fazer-se ouvir e a pedir mudanças urgentes sob pena de serem os utentes os prejudicados.

Os enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira, unidade de saúde liderada por Carlos Andrade Costa, alertaram na manhã de 4 de Fevereiro para a degradação das condições de trabalho na unidade de saúde e pedem mudanças urgentes.
Em comunicado o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) dizem estar no limite da sua capacidade física e mental, “fruto do elevado ritmo de trabalho em resultado das sucessivas alterações de horário, muitas delas no próprio dia, dos contactos telefónicos nas suas folgas e tempos de descanso e dos horários com mais de 50 horas extraordinárias por mês”, critica. A falta de enfermeiros e a realidade estrutural do serviço, avisam os profissionais, coloca em risco a segurança da prestação de cuidados de enfermagem. “Quando existem mais de 100 doentes internados no Serviço de Urgência, além da elevada afluência ao serviço, há uma média de 16 a 17 doentes por enfermeiro”, critica o sindicato.
Os profissionais pedem, como O MIRANTE já tinha noticiado, a criação de condições de trabalho que favoreçam a fixação e contratação de enfermeiros, tais como a contagem de todos os anos de serviço para efeitos de progressão, a harmonização de dias de férias entre contratos de trabalho em funções públicas e contratos individuais de trabalho, a regulação dos horários de trabalho e o respeito pelos tempos de descanso. “Isso deveria ser uma das prioridades desta administração e do governo, motivo pela qual os enfermeiros realizaram dia 17 de Dezembro, com 89% de adesão, uma greve em que a adesão do Serviço de Urgência foi de 100%”, recordam.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Vale Tejo