Sociedade | 04-02-2025 10:00

Redefinição dos limites de freguesias de Santarém nas mãos da Assembleia da República

Redefinição dos limites de freguesias de Santarém nas mãos da Assembleia da República

A Junta de Freguesia de Pernes, a União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira e a União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém chegaram a acordo para acertarem os limites entre freguesias e, com isso, resolver uma questão que se arrasta há muitos anos.

Há mais de cinco décadas que é reclamada a redefinição dos limites da freguesia de Pernes e de freguesias vizinhas, já que algumas habitações e equipamentos de Pernes, como uma escola e o quartel de bombeiros, estão implantados em área da freguesia vizinha de São Vicente do Paúl. Os autarcas das freguesias envolvidas chegaram a um acordo histórico em 2023, a Câmara e Assembleia Municipal de Santarém voltaram recentemente a pronunciar-se favoravelmente sobre o novo mapa e o processo espera agora apenas pela decisão da Assembleia da República para ficar finalmente concluído.

O assunto é antigo e tem particular relevância para os moradores que vivem no limite urbano da vila de Pernes. O quartel dos Bombeiros Voluntários de Pernes e a Escola Básica D. Manuel I de Pernes, apesar de terem morada postal e estarem dentro dos limites urbanos dessa vila e sede de freguesia, estão implantados em território considerado da vizinha freguesia de São Vicente do Paul. O mesmo acontece com os residentes da zona e com outros serviços como uma farmácia e um posto de abastecimento de combustíveis. As pessoas que aí residem consideram-se de Pernes e, maioritariamente, fazem aí a sua vida mas têm residência, em termos legais, na freguesia de São Vicente do Paul.

Basicamente, com esse acordo, os limites de Pernes vão estender-se para sul com a área da freguesia a crescer cerca de 175 hectares, tal como já tínhamos escrito anteriormente. A União de Freguesia de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém perde cerca de 63 hectares e Vicente do Paul e Vale de Figueira cede 112 hectares.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1701
    29-01-2025
    Capa Vale Tejo