Voltou a falhar o prazo para conclusão do novo posto da GNR de Alpiarça
![Voltou a falhar o prazo para conclusão do novo posto da GNR de Alpiarça Voltou a falhar o prazo para conclusão do novo posto da GNR de Alpiarça](https://images.impresa.pt/mirante/2025-02-05-pag-9---obras-gnr-alpiarca.jpg-10b268a7/16x9/mw-900)
Falta de mão-de-obra está a atrasar a construção do novo posto da GNR de Alpiarça. Equipamento devia ter ficado concluído neste mês de Janeiro.
O novo posto da GNR de Alpiarça ainda não está pronto para ser entregue amanhã, 30 de Janeiro, conforme estabelecido após o prazo de execução da empreitada ter sido prorrogado em Setembro. Os atrasos devem-se à dificuldade de contratação de pessoal, segundo adiantou na reunião de câmara de 29 de Janeiro a presidente o município, Sónia Sanfona (PS). A autarquia já notificou o empreiteiro para reagendar a entrega da obra, cujo prazo deverá voltar a ser prorrogado.
Recorde-se que, em Maio de 2024, os trabalhos foram interrompidos devido à derrocada parcial da estrutura de cofragem do edifício principal, acidente que não causou vítimas entre os trabalhadores. O novo posto localiza-se na Rua Maestro Virgílio Fortunato Wesceslau e é uma construção de raiz num terreno cedido pela Câmara de Alpiarça, com um valor previsto de cerca de 1,7 milhões de euros, financiado pelo Ministério da Administração Interna.
O efectivo, composto por mais de duas dezenas de militares, espera há vários anos pela mudança de posto, para poder trabalhar com condições adequadas. Sónia Sanfona descreveu, numa visita às obras com o então ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o centenário posto da GNR como um espaço “precário que quase se tornou definitivo”, com muitos problemas de infiltrações, estruturais, ao nível das camaratas, sanitários, zona de atendimento e gabinetes.
“As condições ali existentes não respeitam os mínimos exigíveis para que os militares estejam a trabalhar e possam levar a cabo a sua missão de uma forma plena”, criticava em Novembro de 2022 durante a assinatura do contrato interadministrativo entre a autarquia e o Ministério da Administração Interna.
A presidente da Câmara de Alpiarça destacou como vantagem do novo posto a centralidade que tem na vila, uma vez que vai ficar perto da Escola Básica Professor Abel Avelino e do centro de saúde. Sónia Sanfona anunciou ainda que o espaço actual vai ser transformado num museu municipal depois de remodelação profunda.