Sociedade | 10-02-2025 07:00

Empreendedorismo escolar em Alenquer já chegou a 12 mil alunos

Empreendedorismo escolar em Alenquer já chegou a 12 mil alunos
Foto: CM ALENQUER

Em dez anos, o empreendedorismo escolar em Alenquer chegou a 12 mil alunos e quase 700 turmas. No ano lectivo 2024/25, são 1.931 estudantes a frequentar a disciplina nos quatro agrupamentos do concelho.

Numa década, 12 mil alunos e quase 700 turmas tiveram contacto com o empreendedorismo escolar no concelho de Alenquer. No ano lectivo 2024/25 são 1.931 alunos que têm a disciplina de educação para o empreendedorismo nos quatro agrupamentos escolares: Visconde de Chanceleiros, Carregado, Damião de Goes e Abrigada. A disciplina vai desde o 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário profissional, sempre com a missão de promover uma cultura empreendedora em contexto escolar.

Para assinalar os dez anos da disciplina, alunos, professores, encarregados de educação, empresas e autarcas estiveram reunidos no Museu João Mário para um seminário.

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, marcou presença em Alenquer e destacou o papel das autarquias na educação. “Ter um projecto como este, que perdura há 10 anos, é um facto invulgar e precisamos deles em todo o país. Representa muito trabalho por parte das escolas e da parte da autarquia de Alenquer. Através de uma disciplina como Educação para o Empreendedorismo podemos perspectivar uma escola diferente. Temos de mudar a escola e a minha esperança é que este tipo de projecto permita mostrar às pessoas que somos capazes de trabalhar de forma diferente", disse.

O projecto de empreendedorismo nas escolas é tido como uma boa prática a seguir. O director de Serviços de Projectos Educativos da Direcção-Geral da Educação, José Carlos Sousa, moderou um dos painéis a debate e garantiu que é importante que os miúdos não tenham medo e vergonha de errar.

O vereador Paulo Franco, com o pelouro do empreendedorismo e cidadania, fez um balanço da aposta municipal numa disciplina que por vezes não foi vista da melhor forma. "Queremos que os nossos alunos adquiram as competências que perdurem nas suas vidas, com a ajuda sempre importante dos pais e alunos. Agradeço às direcções da escolas pela forma como se envolveram e pelo compromisso que tiveram. Se assim não fosse, não estaríamos aqui. Foi um projecto sonhado, que está aí com a sua marca e que espero, sinceramente, que possa continuar a fazer o seu caminho no futuro", sublinhou o autarca.

O empreendedorismo em Alenquer fez com que 10 ideias dos concursos promovidos em contexto escolar já passassem da sala de aula à prática, com jogos, livros e até alimentos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Vale Tejo