Sociedade | 10-02-2025 18:00

Já há dinheiro para obra urgente na escola básica mais degradada de Vialonga

Já há dinheiro para obra urgente na escola básica mais degradada de Vialonga

Há décadas que pais e a comunidade apelam a uma intervenção de recuperação numa escola que nasceu provisória e assim tem estado até aos dias de hoje, a funcionar com sobrelotação de crianças em contentores velhos e degradados.

A velha escola básica de Alpriate, em Vialonga, que funciona há décadas em instalações velhas, degradadas, com contentores no exterior com sobrelotação de crianças e um pátio em terra batida que se transforma num lamaçal sempre que chove, vai ser demolida para dar lugar a uma nova escola.
O concurso público para a obra vai avançar este mês e prevê um investimento de 2 milhões e 800 mil euros. Há décadas que pais e a comunidade reclamam pela recuperação da escola, que há muito não oferece condições de salubridade às crianças e profissionais que lá trabalham. A intervenção passa por demolir o edifício actualmente existente e a construção de um edifício de raiz com dois pisos com uma tipologia de escola básica com seis salas do primeiro ciclo e duas salas de educação pré-escolar, com capacidade para 250 crianças.
No rés-do-chão está prevista a criação de um gabinete de atendimento, instalações sanitárias assistidas, arrumos, duas salas para actividades do pré-escolar, uma sala para as educadoras, uma sala para assistentes operacionais, dispensas, arrumos, lavandaria e uma sala destinada às actividades extra-curriculares, bem como um refeitório e copa. No primeiro piso o projecto prevê seis salas para o primeiro ciclo, biblioteca e centro de recursos, sala de actividades extracurriculares, sala de professores, gabinete de coordenação, gabinete médico e enfermaria, sala de apoio e sanitários.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Vale Tejo