Partiu Francisco Filipe aos 109 anos

Francisco Filipe era um dos homens mais velhos de Portugal, natural da Lapa, concelho do Cartaxo. O funeral realiza-se domingo, 16 de Fevereiro, na Igreja Paroquial da Lapa.
Faleceu um dos homens mais velhos de Portugal, Francisco Filipe, aos 109 anos, menos de uma semana depois de completar o seu aniversário. Nascido e criado num moinho, nos Casais da Lapa, no concelho do Cartaxo, vivia agora num lar em Aveiras de Cima. O funeral realiza-se na tarde de domingo, 16 de Fevereiro, na Igreja Paroquial da Lapa. Após as cerimónias religiosas, o cortejo fúnebre seguirá para o cemitério da Lapa.
Até depois dos 100 anos viveu em habitação própria, recebendo apoio domiciliário. Caminhou com a ajuda de um andarilho até as pernas lhe falharem já depois de completar os 102. Em 2022, numa entrevista a O MIRANTE a propósito do seu 106º aniversário, confessava que a saúde sempre foi de ferro. “Graças a Deus que a tenho. Saúde e sorte na vida era o que pedia quando ia à missa”, aos domingos, acompanhado pela esposa Rosa. Em 2021, foi um dos utentes do lar a testar positivo à Covid-19, doença que lhe passou pelo corpo sem grandes sintomas e sem deixar sequelas.
Francisco Filipe nasceu e viveu com os pais e irmãos num moinho, que utilizavam para moer os cereais, actividade que era o sustento da família. Seguindo as pisadas dos seus progenitores, fez-se moleiro aos 11 anos, altura em que deixou a escola primária. Já em idade adulta foi “pau para toda obra” na extinta Junta de Freguesia da Lapa, unificada com a Ereira desde a agregação de freguesias.
