Sociedade | 17-02-2025 21:00

Abrantes com mais alunos estrangeiros aposta em projectos mais inclusivos

Abrantes com mais alunos estrangeiros aposta em projectos mais inclusivos
Especialistas e profissionais debateram estratégias para uma sociedade mais inclusiva em Abrantes

A inclusão esteve em destaque na mais recente edição do Fórum do Conhecimento, realizado em Abrantes. O evento reuniu vários especialistas e profissionais para debater estratégias para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

O Edifício Pirâmide recebeu mais uma edição do Fórum do Conhecimento, promovido pela Câmara Municipal de Abrantes. A edição deste ano realizou-se a 4 de Fevereiro e teve como tema principal a inclusão, uma vez que há cada vez mais alunos estrangeiros nas escolas do concelho.
No caso do Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes, a professora Ana Silvério revelou que o agrupamento conta com 438 migrantes, totalizando 28 nacionalidades. Segundo a responsável, a escola tem trabalhado para facilitar o contacto com a língua portuguesa, através das aulas de português. No entanto, garante que o apoio tem ido muito além do ambiente escolar, “muitas das vezes enchemos os nossos carros com bens e vamos entregar às famílias dos nossos alunos”, garantindo que o sucesso educativo provém muito da integração.
Em representação do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes, Marta Neves abordou a criatividade que é necessária por parte dos professores para dinamizar o ensino. A docente considera que o desafio das migrações exigiu “evolução e adaptação à diversidade” por parte dos docentes.
Susana Carvalho, da Escola de Desenvolvimento Rural de Abrantes, trouxe o tema da saúde mental dos alunos à “mesa-redonda”. A escola tem promovido sessões com uma psicóloga para combater este problema, mas a responsável assume que tem sido um programa difícil de desenvolver dada a falta de autoconsciência dos jovens. Numa escola com cerca de 150 alunos, Susana Carvalho falou ainda do programa de mentoria que é promovido para facilitar a integração de muitos estudantes que estão em regime de internato.
A cooperação entre as várias escolas do concelho para ultrapassar vários desafios foi referida várias vezes ao longo do debate. Quanto ao futuro, a prioridade é corrigir aquilo que ainda não está perfeito, sempre com a finalidade que os alunos se tornem autónomos, referiram os especialistas. Outra intervenção importante da tarde foi a do assessor municipal para o desporto, Nuno Gomes, que divulgou o programa “Abrantes Desporto Inclusivo” para crianças com deficiência, que tem vindo a ser desenvolvido no concelho, com testemunhos de duas mães que viram os filhos superar várias dificuldades devido ao desporto. As últimas temáticas do Fórum do Conhecimento foram dedicadas exclusivamente à integração dos migrantes. O evento terminou com o testemunho de vários migrantes que foram viver para o concelho e partilharam a sua experiência de adaptação.

Abrantes tem um novo projecto de inclusão

A Câmara Municipal de Abrantes iniciou este ano lectivo o projecto “Conhecer para Acolher” em várias escolas do concelho, que tem o objectivo de integrar e dar a conhecer diferentes culturas e etnias marginalizadas pela sociedade. O programa é dinamizado nos recreios e hora de almoço de escolas do 1º ciclo, onde diferentes mediadores, em representação de diferentes etnias, brincam e desenvolvem actividades com crianças para quebrar estereótipos e para integrar melhor as diferentes culturas e etnicidades.
Actualmente o projecto está a ser desenvolvido em apenas algumas escolas básicas do concelho, porém a vereadora Celeste Simão afirma que durante o restante ano lectivo irão alargar o programa a outras escolas. A autarca salienta que dado o crescente multiculturalismo presente nas escolas, estes programas são “mais importantes que nunca”, pois ajudam as crianças a conhecerem e integrarem melhor as diferentes culturas que fazem parte da nossa sociedade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Vale Tejo