Sociedade | 22-02-2025 10:00

Comissão de gestão dirige a Associação Comercial de Santarém até novas eleições

Comissão de gestão dirige a Associação Comercial de Santarém até novas eleições
A Associação Comercial, Empresarial e Serviços de Santarém vai ter eleições em Março, depois da demissão da anterior direcção

A crise directiva na Associação Comercial, Empresarial e Serviços de Santarém foi desencadeada pela demissão de vários membros da direcção, entre eles o presidente David Dias, devido a divergências internas.

A Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES) de Santarém vai ser dirigida por uma comissão de gestão até à realização de uma assembleia geral para eleger novos órgãos sociais, o que deverá acontecer no próximo mês de Março. À frente da ACES, que conta com cerca de quatro centenas de associados, estão agora os sócios Carlos Ferreira, Nuno Graça, André Vicente e António Manuel Rosário, conforme ficou definido na assembleia geral realizada ao final da tarde de quinta-feira, 13 de Fevereiro.
A crise directiva foi desencadeada pela demissão de vários membros da direcção, entre eles o presidente David Dias, tendo sido apontadas causas como a falta de alinhamento interno, falta de união na equipa, não concretização de objectivos estratégicos e defesa do bom nome. Motivos que foram novamente expressos pelo presidente demissionário na recente assembleia geral, quando questionado por alguns associados. David Dias prestou contas sobre o trabalho realizado desde que passou a liderar a ACES, em 2022, e também deixou alusões à pouca adesão dos comerciantes a iniciativas em que a associação esteve envolvida, como a participação na Feira Nacional de Agricultura ou no Festival Nacional de Gastronomia.
Apesar da reunião ter tido muita participação, os trabalhos decorreram sem grande turbulência. Mesmo assim David Dias não se livrou de alguns reparos, nomeadamente quando um sócio disse que já toda a gente tinha percebido que houve um problema de relacionamento entre pessoas no seio da associação e que isso devia ser assumido com clareza, em vez de andarem com “paninhos quentes”. Foi reconhecido também que David Dias levou sangue novo à ACES mas que o futuro da associação não se esgota nele.

David Dias não se recandidata
David Dias tinha dito ao nosso jornal que não fechava a porta a nova candidatura à presidência, mas esta segunda-feira disse a O MIRANTE que não se vai recandidatar e que encerrou um capítulo como dirigente da associação. “Espero que quem vier a seguir faça um trabalho tão bom ou melhor do que aquele que fizemos nos últimos anos”, declarou. Na assembleia geral, o dirigente demissionário defendeu a realização de eleições com alguma celeridade para ultrapassar o momento de instabilidade interna, já que há projectos financiados que devem ter continuidade. Uma posição que merece a concordância do presidente da assembleia geral. António Braga disse a O MIRANTE que está prevista a convocação de uma assembleia geral para Março, para prestação de contas e eleição de novos órgãos sociais da associação que completou este mês 150 anos de vida.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Vale Tejo