Sociedade | 23-02-2025 18:00

Depois de meio século de luta, Pernes vai poder alargar os seus limites

Depois de meio século de luta, Pernes vai poder alargar os seus limites
Autarcas da freguesia de Pernes estiveram na Assembleia da República a assistir à histórica decisão. fotoDR

Alteração dos limites de freguesias do concelho de Santarém foi aprovada pela Assembleia da República. Decisão permite que habitações e equipamentos que se encontram dentro do perímetro urbano de Pernes passem a integrar, legalmente, o território da freguesia.

A Assembleia da República aprovou no dia 14 de Fevereiro, por unanimidade, a redefinição dos limites da Freguesia de Pernes, da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira e da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, no concelho de Santarém. Há mais de cinco décadas que Pernes reclamava o acerto das fronteiras com as freguesias vizinhas.
O assunto é antigo e tem particular relevância para os moradores que vivem no limite urbano da vila de Pernes. O quartel dos Bombeiros Voluntários de Pernes e a Escola Básica D. Manuel I de Pernes, apesar de terem morada postal e estarem dentro dos limites urbanos dessa vila e sede de freguesia, estão implantados em território considerado da vizinha freguesia de São Vicente do Paul. O mesmo acontece com os residentes da zona e com outros serviços como uma farmácia e um posto de abastecimento de combustíveis. As pessoas que aí residem consideram-se de Pernes e, maioritariamente, fazem aí a sua vida mas têm residência, em termos legais, na freguesia de São Vicente do Paul.
Os autarcas das freguesias envolvidas chegaram a um acordo histórico em 2023, a Câmara e Assembleia Municipal de Santarém voltaram recentemente a pronunciar-se favoravelmente sobre o novo mapa e o processo teve agora luz verde da Assembleia da República, ficando concluído.
Basicamente, com esse acordo, os limites de Pernes vão estender-se para sul com a área da freguesia a crescer cerca de 175 hectares, tal como já tínhamos escrito anteriormente. A União de Freguesia de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém perde cerca de 63 hectares e São Vicente do Paul e Vale de Figueira cede 112 hectares.
A Junta de Freguesia de Pernes, liderada pelo socialista Raul Violante, congratulou-se com o culminar do processo. “Obra de muitos que se envolveram para que fosse possível este tão desejado momento. Um agradecimento especial pela dedicação e empenho do Eng. Joaquim Neto, presidente da assembleia municipal e do Dr. Ricardo Gonçalves, ex-presidente da câmara municipal. Igualmente uma palavra de apreço a todos os autarcas da União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale de Figueira e da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, pela compreensão demonstrada”, lê-se na mensagem publicada pela Junta de Pernes nas redes sociais.
A Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista também se congratulou com a aprovação do projecto de lei apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista. O líder da estrutura partidária e também deputado, Hugo Costa sublinhou que a articulação entre o Parlamento e as autarquias locais foi mais uma vez determinante para se corresponder à vontade popular expressa pelos seus representantes, seja com a reposição das freguesias, seja com o regresso dos seus limites territoriais, respeitando a história e a identidade dos territórios e das suas gentes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Vale Tejo