Oficialmente lançado concurso de 6,5 milhões para construção de nova escola superior em Abrantes

Futuras instalações da ESTA, no Tagusvalley, em Abrantes, vão ter capacidade para 963 estudantes, sendo 396 estudantes para o ensino teórico e 567 estudantes para o ensino prático.
A Câmara de Abrantes assinalou a abertura do concurso público internacional para a construção das novas instalações da Escola Superior de Tecnologia (ESTA), um objectivo com 25 anos e que representa um investimento de 6,5 milhões de euros. “Hoje lançamos o concurso para a construção de uma extraordinária infraestrutura que representa um investimento superior a 6,5 milhões de euros (ME) e conta com o apoio decisivo de fundos comunitários através do Fundo de Transição Justa (FTJ)”, disse o presidente da Câmara de Abrantes, numa cerimónia que decorreu em Alferrarede, no Parque de Ciência e Tecnologia – Tagusvalley, onde vai ser instalada a escola superior.
Para Manuel Valamatos “a nova ESTA terá boas condições para reforçar o desenvolvimento económico da região, já que se vai instalar no Parque de Ciência e Tecnologia”, equipamento classificado recentemente como uma das três zonas livres tecnológicas de Abrantes. “Uma delimitação que reforça o estatuto deste parque como uma infraestrutura com valências, empresas e organizações que constituem um ecossistema de inovação e tecnologia de excelência e um verdadeiro polo de conhecimento e tecnologia que irá permitir aos nossos alunos estarem em contacto directo com as organizações e as empresas”, salientou. O autarca referiu que a nova escola insere-se numa “visão estratégica” que o município tem vindo “a consolidar ao longo dos últimos anos”, sendo a educação entendida como “pilar do desenvolvimento” do concelho.
“Sabemos que o sucesso educativo exige também condições de apoio e de bem-estar que garantam aos nossos alunos a estabilidade e o conforto durante o seu percurso académico, por isso, estamos também a dias do lançamento da empreitada de construção da nova residência de estudantes junto à escola Dr. Manuel Fernandes”, anunciou. Segundo o autarca, “trata-se de um investimento de cerca de 2,6 milhões que irá permitir reabilitar um edifício devoluto (…) e instalar nesse espaço uma residência para estudantes com capacidade para 54 alunos, a par de um piso totalmente dedicado ao ensino das artes e da música para os nossos jovens”.
A cerimónia de lançamento do concurso público internacional relativo à empreitada de ‘Remodelação e Ampliação do Pavilhão E9 e do Edifício E8’ para Instalação da ESTA e da cantina/cafetaria no Tagusvalley, juntou centenas de estudantes, docentes, autarcas, empresários e populares, que ficaram a conhecer o local e o projecto que ali vai nascer. O prazo previsto para a execução da obra é de 1.020 dias, cerca de três anos.