Jovens europeus juntam-se em Alverca para discutir ideias
Projecto “Young People Matter” vai juntar quatro dezenas de jovens e 12 professores no Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso em Alverca.
De 31 de Março a 4 de Abril o Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, será palco do evento internacional “Young People Matter” (YPM), um projecto Erasmus que reúne jovens de cinco países europeus: Portugal, Espanha, Sérvia, Roménia e Macedónia do Norte.
Durante uma semana, 40 estudantes com idades entre os onze e os quinze anos, terão a oportunidade de participar numa experiência de intercâmbio cultural e académico, acompanhados de 12 professores de vários países. O ponto alto do evento será um concurso de debate académico, onde os participantes terão de defender tanto os prós como os contras de uma ideia, independentemente das suas crenças pessoais. A abordagem visa desenvolver competências argumentativas e de pensamento crítico nos jovens.
Os temas de debate vão variar de país para país. Na Roménia, os participantes discutiram a idade mínima para votar; na Sérvia, o ensino em línguas minoritárias; e em Portugal o tema em análise será se os jovens devem poder escolher as suas disciplinas na escola. Outro destaque será a competição de debate, marcada para quinta-feira, dia 27 de Março, em local ainda a confirmar. Ao longo de três rondas, os estudantes terão de convencer um painel de júris de que a sua argumentação é a mais sólida e persuasiva.
O “Young People Matter” representa, para o agrupamento de escolas do Bom Sucesso, uma oportunidade para os jovens expandirem os seus horizontes, explorarem novas perspectivas e fortalecerem laços entre diferentes culturas europeias. Em comunicado a escola refere que a iniciativa reforça também a importância do diálogo e do pensamento crítico como ferramentas fundamentais para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.