Faleceu o pintor João Mário, antigo presidente da Câmara de Alenquer

Faleceu esta quarta-feira, aos 92 anos, o pintor João Mário, antigo presidente da Câmara de Alenquer. O município vai decretar dois dias de luto municipal.
Faleceu esta quarta-feira, aos 92 anos, o pintor João Mário, antigo presidente da Câmara de Alenquer. O município vai decretar dois dias de luto municipal, esta quinta e sexta-feira, desconhecendo-se para já a data das cerimónias fúnebres.
João Mário Ayres d`Oliveira nasceu em Lisboa em 1932 mas viveu e trabalhou em Alenquer. Frequentou os cursos de pintura e desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), sob a orientação dos mestres Albertino Guimarães e Domingos Rebelo. Recebeu também lições de pintura do mestre Álvaro Duarte de Almeida.
Expôs, pela primeira vez, em 1954, num salão colectivo da SNBA, em Lisboa. Em viagem pela Europa em 1965 pintou telas nos países visitados, vendidos na totalidade numa exposição em Lisboa. Em 1970 expôs 50 paisagens na SNBA sendo que todas elas foram adquiridas. Aconteceu o mesmo em Alenquer, Leiria e Porto em 1986. Expôs individualmente em Madrid em 1990. No ano seguinte apresentou, na Galeria Euroarte, uma exposição a que chamou “Homenagem a Lisboa”.
Em 1992, o Município de Alenquer decide homenagear o pintor, inaugurando o Museu João Mário que reúne 400 obras da autoria do pintor e de outros artistas.
Foi distinguido em 1993 com a medalha de mérito no grau ouro pela Câmara Municipal de Alenquer. Em 2001, a SNBA atribui-lhe uma medalha de prata e a Associação Centro Histórico de Florença, na Itália, o “Oscar della cultura”.
O Encontro Numa Tarde de Domingo é uma das iniciativas culturais mais enraizadas em Alenquer, realizada praticamente desde a fundação do Museu João Mário. Esta tertúlia acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, à excepção dos meses de Verão.